Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

story
Enkontra.com
PUBLICIDADE

Eleições

Datafolha divulga pesquisa sobre disputa pela Prefeitura de Curitiba

Confira os detalhes do levantamento, que mostra empate técnico entre 3 candidatos

  • Atualizado em às
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

O Datafolha divulgou, neste sábado (21), os resultados de uma pesquisa eleitoral com as intenções de voto para a disputa da Prefeitura de Curitiba. O levantamento mostra um empate técnico entre os candidatos Ratinho Junior (PSC), Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet (PDT).

O resultado da pesquisa foi divulgado no site do jornal Folha de S. Paulo e no site G1.

● Veja, em gráficos, o resultado da pesquisa

● Saiba como os candidatos reagiram à pesquisa

Ratinho tem 27% das intenções de voto, enquanto Ducci e Fruet aparecem com 23% cada. O empate técnico se cofigura porque a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O candidato Rafael Greca (PMDB) tem 10% das intenções de voto. Os demais candidatos - Alzimara Bacellar (PPL), Avanilson Araújo (PSTU), Bruno Meirinho (PSol) e Carlos Moraes (PRTB) - não atingiram 1%.

Votos em branco, nulo ou nenhum somam 9%. Não sabem ou não responderam totalizam 7%.

Pesquisa espontânea

O instituto também questionou a intenção de voto dos eleitores sem apresentar nomes, na chamada pesquisa espontânea. Luciano Ducci foi citado por 9% dos entrevistados, seguido por Gustavo Fruet (7%), Ratinho Junior (6%) e Rafael Greca (2%). Os demais candidatos não somaram 1%.

Nessa pesquisa, 63% dos eleitores declararam não saber como votariam ou não opinaram, enquanto 9% disseram que votariam nulo ou em branco.

Taxa de rejeição

O levantamento também mediu a taxa de rejeição dos candidatos, perguntando em quem os eleitores não votariam. Rafael Greca lidera o quesito, com 32%. Em seguida vêm Luciano Ducci (19%), Ratinho Junior (17%), Alzimara Bacellar (10%), Gustavo Fruet (9%), Carlos Moraes (9%), Bruno Meirinho (8%) e Avanilson Araújo (8%).

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 de julho deste ano, com 832 entrevistados, em Curitiba. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. As contratantes foram a Empresa Folha da Manhã S.A. e a Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A. A pesquisa foi registrada no TRE-PR sob o número PR-00017/2012.

Repercussão

Com uma pequena vantagem, Ratinho Júnior disse que recebeu com "alegria" os resultados porque está à frente dos demais. "É o que eu tenho sentido nas ruas."

Luciano Ducci também fez uma avaliação positiva. "Fiquei muito feliz (...). É um resultado animador", disse. Ele destacou o empate técnico entre os primeiros colocados, mas fez questão de enfatizar que está em primeiro na pesquisa espontânea.

Os candidatos Gustavo Fruet e Rafael Greca se manifestaram por meio de notas oficiais. "A campanha está apenas começando. Resultado de pesquisas não é motivo nem para euforia e nem para desânimo. Confiamos no poder da nossa militância", disse Fruet. Já Greca falou que os números da consulta são "positivos" e afirmou que está subindo nas pesquisas.

Gráficos

Pesquisa estimuladaPesquisa espontâneaTaxa de rejeição

Siga a Gazeta do Povo e acompanhe mais novidades

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE