• Carregando...
Plantio de milho deve ser 20% menor, mas produção supera em 62% a de dez anos atrás, graças à produtividade, que chega a 8 toneladas por hectare, ante média global de 5,5 t/ha. | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Plantio de milho deve ser 20% menor, mas produção supera em 62% a de dez anos atrás, graças à produtividade, que chega a 8 toneladas por hectare, ante média global de 5,5 t/ha.| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Década de avanço

41%mais soja

e 62% mais milho do que uma década atrás devem ser colhidos na Argentina na safra 2015/16. O setor produtivo sustenta que, se não fossem as interferências do governo, esses índices seriam ainda maiores.

O segundo turno das eleições presidenciais argentinas traz expectativa de mudanças na relação do agronegócio com Buenos Aires. O setor briga há mais de uma década com o governo federal, contra a política agrícola que impõe cobrança de impostos sobre as exportações, embora esteja elevando a produção. Neste ano, as apostas são novamente de peso.

A soja está um terço plantada, conforme a Bolsa de Cereales, que prevê 19,8 milhões de hectares, com recuo de 1%. A projeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) – referência no mercado global, é de incremento de 3,5%, a 20 milhões de ha, na Argentina. O que importa é que o país pretende passar de 55 milhões de toneladas novamente. Em dez anos, a produção cresceu 41%, avanço abaixo do global (45%) mas considerável.

É no milho que o setor mais amplia o volume colhido mesmo diante de conflitos com o governo. O plantio está lento e deve somar 2,72 milhões de hectares, com recuo de 20% ante a área de um ano atrás, aponta a Bolsa de Cereales. O USDA não vê variação e aposta de 3,2 milhões de hectares. Se superar novamente 25 milhões de toneladas, o volume do cereal será 62% maior que o de uma década atrás.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]