• Carregando...
Evento tem faturamento bilionário desde 2014 e aposta repetir sucesso das edições anteriores, além de contar pela primeira vez com expositores internacionais. | Divulgação/Bahia Farm Show
Evento tem faturamento bilionário desde 2014 e aposta repetir sucesso das edições anteriores, além de contar pela primeira vez com expositores internacionais.| Foto: Divulgação/Bahia Farm Show

Desde 2014, a Bahia Farm Show, que ocorre em Luis Eduardo Magalhães (LEM), no Extremo Oeste baiano, se firma como um evento bilionário. Em 2017, ano em que chega na sua 13ª edição, a previsão é que não seja diferente. Mais uma vez a cifra do bilhão deve ser ultrapassada. Mas os organizadores projetam mais do que sucesso financeiro. Consolidada no calendário nacional como maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste, o empreendimento agora conquista visibilidade internacional.

A feira ocorre entre os dias 30 de maio a 3 de junho de 2017 e o lançamento oficial da Bahia Farm Show ocorreu na última quinta-feira (27). Pelo que foi apresentado pelos organizadores, a dimensão internacional é obtida sem perder de vista a vocação inicial da feira: oferecer para produtores do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba) inovações tecnológicas em maquinários, insumos, sementes e softwares, com juros reduzidos e crédito facilitado. Um grande destaque nessa edição é ainda a pecuária, que vem ganhando força com o crescente número de projetos de integração lavoura-pecuária na região.

Rosi Cerrato, coordenadora da feira, detalha que neste ano haverá, como fato inédito, expositores da Alemanha, Estados Unidos e da Índia. Uma comitiva de Gana também vai conferir de perto a Bahia Farm Show. Segundo ela, esse é um dos sintomas que permitem constatar que o evento toma dimensões maiores a cada ano. “Nós já recebíamos por meio da tecnologia importada de outros países, parceiros internacionais. Mas agora vamos receber as próprias empresas, sem contar que temos tomado corpo também dentro do país, com grupos vindos de todo o Matopiba e vários outros estados brasileiros”, explica.

No total são mais de 200 expositores e 600 marcas envolvidas na feira. Segundo Rosi, nesse ano houve um aumento de 20% no número de novos expositores e 15% de retorno de empresas que estavam na feira em edições anteriores, mas que no ano passado não puderam participar por problemas com a estiagem que assolou a região. São esperados mais de 65 mil visitantes nos cinco dias de evento. “Estamos colhendo uma ótima safra e não teremos problemas com relação a isso. Preferimos não enfatizar os números agora, mas nossas expectativas são as melhores”, diz.

Investimento em estrutura ajuda a explicar sucesso

A coordenadora da Bahia Farm Show salienta que o investimento em infraestrutura feito ano após ano na sede do evento ajuda a explicar o motivo de a feira estar consolidado no calendário nacional agropecuário. “Temos um fórum ao vivo, com mais de 20 palestras, a parte da pecuária, que estamos investindo nessa parte de integração com a agricultura e um cuidado que vai da limpeza do banheiro ao asfalto e iluminação em todas as ruas do parque. Temos aqui várias coisas que agregam valor”, lista dizendo ainda que bancos e governo também participam como parceiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]