Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
bioclone

Brasil vai vender clones para Portugal

Empreendedor percebeu no mercado de mudas uma oportunidade para ‘espalhar clones brasileiros’ pelo mundo

Especialista em  clonagem de mudas, empresa Bioclone teve um período de incubação e desenvolvimento junto à Embrapa | Divulgaçãoi/Bioclone
Especialista em clonagem de mudas, empresa Bioclone teve um período de incubação e desenvolvimento junto à Embrapa (Foto: Divulgaçãoi/Bioclone)

Há dez anos, o cientista cearense Roberto Caracas certamente não imaginava que, em 2018, estaria cruzando o oceano para apresentar mudas clonadas em Portugal, durante a Semana do Brasil, em uma ação da rede de lojas El Corte Inglés realizada a partir desta sexta-feira (2).

Em 2008, o empreendedor e agrônomo trabalhava com fruticultura. Atento à demanda por mudas frutíferas do Nordeste, ele se inscreveu em um edital da Embrapa para incubação de novas empresas. Aprovado, acabou por se especializar na clonagem de plantas, fazendo a seleção e cópia genética das melhores mudas, reproduzidas em laboratório. Assim nasceu a Bioclone, hoje com capacidade para produzir 5 milhões de mudas por ano.

“Começamos com a banana, e agora já temos 12 variedades [da fruta]. Também fazemos cinco variedades do abacaxi, além de cana-de-açúcar e plantas ornamentais. Desde aquela época, até hoje, desenvolvemos novos protocolos para espécies de plantas”, afirma o empreendedor, hoje doutor em Fitopatologia, destacando que a seleção das melhores plantas para serem reproduzidas é feita pela observação qualidade e características fitotécnicas.

Clonagem vegetal e animal

Um estudo realizado pela Bioclone mostra que o aumento da produção chega a 30%, com mudas livres de pragas e doenças. “Ela é diferente do convencional porque tem uma genética só, uniforme, precoce”, garante Roberto Caracas. O processo é realizado todo em ambiente controlado.

Um dos mentores da Bioclone na Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza, Genésio Vasconcelos destaca algumas diferenças básicas para a clonagem animal: “A técnica de multiplicação e clonagem de vegetais é mais antiga, realizado com plantas homogêneas, feito em um período menor e utiliza traços que garantem maior produtividade no campo. O ciclo do animal é mais longo”.

“Rusticamente, a técnica poderia ser feita a partir de um galho, mas realizamos invitro. Isolamos a parte reprodutiva da planta e, quando ela vai germinando, cortamos em duas. Assim voltamos a planta para o laboratório para brotar quatro, oito, 16 plantas. Você seleciona uma boa planta e a multiplica. Podemos chegar a 280, até 300 replicações de cópias idênticas à [planta] matriz”, resume Vasconcelos.

Do Nordeste para o mundo

O analista da Embrapa destaca que grande parte da produção brasileira de bananas é feita a partir de mudas clonadas: “O mercado interno tem uma demanda muito alta, seja em bananas ou flores, pois os produtores sempre precisam comprar novas mudas”. O diferencial da Bioclone, comparado a outras empresas, é a versatilidade de entrega de mudas em diferentes estágios vegetativos, da raiz nua para climatização em estufas, ou em estágios mais desenvolvidos.

Agora, a Bioclone chega ao mercado português com o envio de mudas de plantas ornamentais clonadas. “Nossa ideia é entrar na Europa a partir de Portugal. Estamos pensando em montar uma biofábrica por lá”, antecipa Roberto Caracas, que também está buscando o mercado norte-americano desse mesmo tipo de plantas. Outro foco é na África, com o envio de mudas de frutas tropicais.

Além da Bioclone, também vão participar do evento em Portugal outras empresas que receberam assessoria da Embrapa no Ceará: a Natvita, especializada em sucos de frutas tropicais, e a Frutã, que realiza a produção de polpas pasteurizadas de frutas tropicais.

Minigreen: produto é o primeiro foco da Bioclone em Portugal | Divulgação/Bioclone

1 de 8

Minigreen: produto é o primeiro foco da Bioclone em Portugal

Biofábrica da Bioclone no Brasil | Divulgação/Bioclone

2 de 8

Biofábrica da Bioclone no Brasil

 | Divulgação/Bioclone

3 de 8

 | Divulgação/Bioclone

4 de 8

 | Divulgação/Bioclone

5 de 8

 | Divulgação/Bioclone

6 de 8

 | Divulgação/Bioclone

7 de 8

 | Divulgação/Bioclone

8 de 8

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.