• Carregando...
Na chícara, bebida ganha status. No campo, lavouras em produção têm metade do tamanho das de 2006. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Na chícara, bebida ganha status. No campo, lavouras em produção têm metade do tamanho das de 2006.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Três mulheres do Norte Pioneiro colocaram o café do Paraná entre os melhores do país em 2015. Elas foram premiadas no 12.º Concurso Nacional da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) e ajudaram a mostrar que a cultura está se levantando após crise deflagrada por geada em 2013.

Maria Aparecida Maciel Gomes, de Japira, venceu na categoria Microlote e ficou em segundo lugar geral. Ceres de Oliveira Santos, de Joaquim Távora, e Eloir Nogueira de Sousa, de Pinhalão, ficaram em terceiro lugar na categoria Café Natural e segundo lugar na categoria Cereja Descascado, respectivamente. Eloir ficou também em terceiro lugar geral.

O Paraná tem 44,5 mil hectares de café em produção, menos da metade dos 100 mil ha de 2006. A recuperação pós geadas vez a produção voltar da casa de 500 mil para a mais de 1 milhão de sacas de 60 quilos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]