• Carregando...
 | DANIEL/DIV
| Foto: DANIEL/DIV

A produção mundial de café na safra 2016/17 deve atingir um total de 155,7 milhões de sacas (60 quilos), um aumento de 2,4 milhões em comparação à temporada passada, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Apesar do incremento, os estoques globais do produto devem cair para o menor volume já registrado em quatro anos devido ao aumento recorde do consumo previsto em 150,8 milhões de sacas.

No Brasil, maior produtor e exportador global, segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima-se que saiam dos campos 49,669 milhões de sacas de café, um acréscimo de 14,9% em relação à produção anterior. No Paraná, com condições climáticas favoráveis até o momento, a expectativa é de uma safra de 1,1 milhão de sacas, 13% abaixo do ciclo anterior. O estado já foi o maior produtor de café do Brasil, com uma produção superior a 20 milhões de sacas, mas atualmente investe em um produto com maior valor agregado.

A safra do Vietnã, segundo produtor mundial, foi prevista em 27,3 milhões de sacas em 2016/17, queda de dois milhões ante 2015/16 devido ao clima seco e quente que atingiu as lavouras. O excesso de chuvas na Colômbia reduziu a produção de café para 13,3 milhões de sacas, queda de 300 mil sacas em comparação à safra passada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]