• Carregando...
Até agora, produtores não tiveram três dias consecutivos de tempo bom para colher. Jeito é aproveitar qualquer pausa nas chuvas para colocar as máquinas em ação. | Ruderson Ricardo / Gazeta do Povo
Até agora, produtores não tiveram três dias consecutivos de tempo bom para colher. Jeito é aproveitar qualquer pausa nas chuvas para colocar as máquinas em ação.| Foto: Ruderson Ricardo / Gazeta do Povo

O clima excessivamente úmido que atravancou o plantio da safra 2015/16 continua incomodando os produtores paranaenses na fase de colheita. Embora os trabalhos tenham iniciado oficialmente na virada do ano, as máquinas ainda avançam em ritmo lento devido à alta umidade, principalmente nas regiões Oeste e Centro-Oeste do estado.

18,2 milhões

de t é o potencial da safra de soja do Paraná em 2015/16. Estimativa da Expedição Safra ainda não considera perdas por umidade. Equipes voltam a campo na próxima semana para reavaliar lavouras.

Moises Cândido ajusta o pulverizado para combater doenças.Dirceu Portugal / Gazeta do Povo

De acordo com relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a grande quantidade de chuva tem deixa do os grãos com um teor de umidade de 26%, bem acima do nível considerado aceitável pela indústria (de 12% a 13%). A permanência da produção nas lavouras além do previsto também tem gerado outros contratempos, como o aumento da incidência de doenças e o atraso no plantio da safrinha de milho.

Clima reduz mais a aposta na safrinha de milho

Muitas áreas de soja já estão dessecadas, à espera da colheita.Dirceu Potugal / Gazeta do Povo

No município de Quinta do Sol, próximo a Campo Mourão (Centro-Oeste), o produtor João Mathias dessecou a área de 120 hectares de oleaginosa na expectativa de colher. Podem, as chuvas ininterruptas impediram o a entrada na lavoura.

“Pretendia antecipar a colheita para entrar com milho safrinha, mas o solo estava encharcado e não tinha condições de colocar o maquinário na lavoura. Precisa parar de chover, pois não dá mais para esperar. Corro o risco de perder uma parte da safra”, diz Mathias, que espera colher média de 62,5 sacas por hectare. “Se não fossem as chuvas a média poderia ser maior”, aponta.

Doenças

Além dos inconvenientes com a colheita, as chuvas têm dificultado os tratos culturais e aumentado a incidência de doenças como a ferrugem asiática. Para evitar a proliferação, os produtores reforçam a aplicações. Moises Cândido aproveitou os poucos períodos com sol para aplicar fungicida nos 190 hectares que mantém em Peabiru, no Centro-Oeste do estado.

“Há 40 anos não chovia tanto, foi um aguaceiro nunca antes visto”, diz . Segundo Cândido, nos meses de novembro e dezembro choveu mais de 1 mil milímetros em sua propriedade.

Apesar do excesso de chuva e da dificuldade para combater as doenças, Cândido ainda não cogita perdas nas lavouras. A estimativa segue em 62 sacas de soja por hectare. “Infelizmente não tinha como entrar com a aplicação de fungicida antes por causa da chuvarada. Mesmo assim, não estou esperando perdas.”

Se o clima colaborar, ele deve dar início à colheita da soja em 10 dias para, em seguida, plantar o milho safrinha em 25 hectares. “Apesar do preço do cereal ter se recuperado nos últimos tempos, no restante da propriedade vou colocar trigo e aveia.”

Clima reduz mais a aposta na safrinha de milho

  • Campo Mourão (PR)

Primeiro foi o preço pouco atrativo. Depois o atraso no plantio em diversas regiões. Agora o retardo na colheita que impede a entrada das máquinas para a semeadura do milho safrinha. Definitivamente, essa não parece ser mesmo a temporada do cereal.

Com tantas adversidades, os produtores estão reduzindo a aposta no milho safrinha. Na fase de plantio, a Expedição Safra Gazeta do Povo já tinha identificado produtores reclamando da redução da janela ideal para o cereal e, consequentemente, reavaliando a programação para a safra de inverno.

Na propriedade da Família Alves, em Campina da Lagoa, no Centro-Oeste do estado, a colheita da soja e, consequentemente, o plantio do milho safrinha, ficou interrompido por quase uma semana devido às chuvas. Sem tempo firme, apenas 15% dos 550 hectares foram colhidos. “No ano passado, nesta mesma época, o índice era de 40%”, destaca Irineu Alves.

Da mesma forma que a colheita está sendo prejudicada, o plantio do cereal segue atrasado. As plantadeiras não conseguem acompanhar o ritmo das colhedeiras no campo devido ao solo úmido que dificulta a semedura.

“Com o solo encharcado, a plantadeira passa, risca o solo e, como a terra está mole, acaba fechando novamente. É preciso esperar algumas horas após o corte da planta para que o sol deixe a terra um pouco mais firme, para não correr o risco da semente germinar sobre a superfície”, ressalta Alves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]