• Carregando...
Em alguns estados, como Paraná e Mato Grosso, trabalho de plantio já está me estágio avançado. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Em alguns estados, como Paraná e Mato Grosso, trabalho de plantio já está me estágio avançado.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O Brasil deverá ter uma produção recorde de soja acima de 100 milhões de toneladas na temporada 2015/16, segundo projeção, divulgada nesta sexta-feira (9), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os alicerces para a produção superior aos três digitos são o crescimento da área plantada e expectativa de um clima favorável.

Em seu primeiro levantamento para a safra cujo plantio está começando, a Conab projetou uma colheita de soja entre 100,1 milhões e 101,9 milhões de toneladas, acima da maior marca da história, de 96,2 milhões de toneladas na safra passada. O relatório ainda aponta exportações recordes de 53 milhões de toneladas da oleaginosa em na temporada 2015/16.

“É um fato importante... isso dá uma sustentação muito grande na balança comercial e traz segurança ainda maior dentro do contexto de produção brasileira”, disse o presidente em exercício da entidade, Lineu Olímpio de Souza.

Soja ganha força e promete 100 milhões de toneladas

Com impulso do dólar acima de R$ 3,8, país inicia o plantio de safra sem precedentes

Leia a matéria completa

A safra de soja deve ocupar cerca de 33,2 milhões de hectares, área 3,6% maior em relação a temporada anterior.

Milho

Por outro lado, a safra de milho deverá ficar entre 82,6 milhões a 83,6 milhões de toneladas, abaixo da produção anterior de 85,5 milhões de toneladas. A projeção é de que o cereal ocupe 15,4 milhões de hectares, recuo de 2,7% em comparação com a safra 2014/15. O motivo é a aposta dos produtores na soja na safra de verão em função dos bons preços do grão.

Recorde

Apesar do recuo esperado na produção de milho, o Brasil ainda deverá ter uma safra recorde de grãos, muito em função do crescimento da soja. A Conab projeta a safra total 2015/16 entre 210,3 milhões e 213,5 milhões de toneladas. Na temporada 2014/15, a produção nacional de grãos foi de 209,8 milhões.

Caso o número se confirme, o país teria uma nova produção histórica. Porém, ainda distante dos Estados Unidos, que irão produzir mais de 300 milhões de toneladas apenas de milho.

O Brasil, no entanto, tem sido o maior exportador de soja do mundo. As exportações da oleaginosa poderiam crescer mais de 2 milhões de toneladas em comparação a temporada passada, estimada em 50,8 milhões.

Já os embarques de milho do Brasil, o segundo exportador global do cereal, foram projetados pela Conab em novo recorde, de 28 milhões de toneladas em 2015/16, ante 27,2 milhões em 14/15.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]