• Carregando...
Vivane relata que o pé tem cerca de três anos, e ela não sabe precisar de onde veio a muda que deu origem à planta | Viviane Castilho /Arquivo Pessoal
Vivane relata que o pé tem cerca de três anos, e ela não sabe precisar de onde veio a muda que deu origem à planta| Foto: Viviane Castilho /Arquivo Pessoal

Uma família de Bituruna, Centro-Sul do Paraná, colheu uma raiz de mandioca com cerca de 30 quilos. Com dimensões de aproximadamente um metro de comprimento e 30 centímetros de diâmetro, o alimento atraiu os olhares dos curiosos e virou até peça de exposição na sede da Emater da cidade. Uma raiz comum com casca vendida no supermercado costuma pesar em média um quilo.

Jorge Castilho Sobrinho, encarregado florestal, Viviane Castilho/Arquivo Pessoal

A auxiliar de produção Viviane Castilho é uma das integrantes da família que ajudou na retirada da mandioca da terra. Ela, o pai dela e um tio (dono do terreno onde foi encontrada a raiz) passaram o sábado entre enxadas, enxadões, pás e cortadeiras para conseguir arrancar a planta do chão.

Vivane relata que o pé tem cerca de três anos, e ela não sabe precisar de onde veio a muda que deu origem à planta. “Eu acho que o pé deve ter produzido mais de 120 quilos, porque conseguimos tirar apenas uma raiz de um total de umas quatro que tem lá”, conta Viviane.

Já no caminho entre o terreno do tio e a casa dela, ela diz que todo mundo ficou impressionado com o tamanho da raiz. “Levamos em várias lojas e todos ficaram muito surpresos, fotografando e pedindo de onde tinha vindo a mandioca”, diz.

Produto de exposição

Depois de passear pela cidade, a mandioca de mais de 30 quilos foi exposta na Emater. O técnico-agrícola Ademir Vitório Peroni diz que o peso da raiz para ele é inédito. “Eu já tinha visto raízes aqui na região de até quatro metros de comprimento, mas com esse peso é a primeira vez. Quem vem aqui na Emater e enxerga a raiz fica curioso para saber como é possível que isso tenha acontecido”. relata.

Peroni diz que ainda não tem como repassar detalhes sobre como a mandioca cresceu tanto, pois irá no terreno durante a tarde desta sexta-feira (3) para averiguar a situação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]