• Carregando...
Grupo de elite da fiscalização contará com agentes federais, estaduais e municipais, de acordo com o Mapa | HENRY MILLEO/HENRY MILLEO
Grupo de elite da fiscalização contará com agentes federais, estaduais e municipais, de acordo com o Mapa| Foto: HENRY MILLEO/HENRY MILLEO

O governo anunciou a criação de um “exército” para atuar na defesa do agronegócio brasileiro. Chamada de Força Nacional do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (FN-Suasa), a tropa de elite contará com 628 fiscais agropecuários de várias áreas responsáveis pela segurança do setor. O grupo terá a missão de executar medidas de prevenção, vigilância, assistência e controle de situações de risco epidemiológico e de desastres fitossanitários e zoossanitários que ameacem lavouras e rebanhos. A medida foi assinada pela presidente Dilma Rousseff e publicada em Diário Oficial nesta quarta-feira (4).

No total, 270 agentes do grupo são do próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – que elaborou a medida. O restante do grupo será formado por fiscais estaduais e municipais, entre eles médicos, veterinários e engenheiros agrônomos. A “tropa” contará com metodologia própria e será capaz de agir rapidamente de acordo com protocolos quando forem detectadas ameaças.

Na articulação do projeto estarão, segundo o governo, entidades públicas e privadas, coordenada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As instituições intermediárias da iniciativa serão as agências estaduais de defesa agropecuária dos estados e do Distrito Federal.

O governo não divulgou uma data de quando o grupo começa a atuar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]