• Carregando...
Investigações, que ocorrem há mais de um ano, tiveram início após denúncias à Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul | Ministério Público do RS/Divulgação
Investigações, que ocorrem há mais de um ano, tiveram início após denúncias à Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul| Foto: Ministério Público do RS/Divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) cumpre nesta terça-feira (30) mandados de busca e apreensão em 27 cidades dos três estados da Região Sul do Brasil em uma operação que investiga a falsificação de fertilizantes no estado gaúcho. São 36 mandados no total: 25 no estado gaúcho, um no Paraná e um em Santa Catarina. A ação foi batizada de Operação NPK.

A cidade paranaense alvo de um dos mandados de busca e apreensão é Colombo, na região metropolitana de Curitiba. No município, segundo o MP-RS os supostos fraudadores compravam, como se fossem clientes legalizados, parte da matéria prima para adulterar fertilizantes. O MP-RS diz que até o momento não há indícios de que os fornecedores paranaenses tenham envolvimento direto com a falsificação.

As investigações, que ocorrem há mais de um ano, tiveram início após denúncias à Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Esses relatos apontavam que dois grupos, um da cidade de Colinas e outro dos municípios de Lajeado e Arroio do Meio, vendiam fertilizantes adulterados. Eram nesses locais que todo o processo seria feito, conforme apontam as informações levantadas até o momento.

O esquema

Ministério Público do RS/Divulgação

Segundo o MP-RS, os nove investigados adicionavam ingredientes comprados ilegalmente à fórmula do produto. Esses elementos químicos eram obtidos em procedimentos ilegais, como em desvios de matéria prima feitos em portos do Brasil. Os responsáveis pelo adubo ilegal então colocavam o composto obtido com a mistura em embalagens com marcas comerciais famosas ou então utilizavam a sigla NPK (Nitrogênio + Fósforo + Potássio). A propaganda, por fora, era de um fertilizante mais potente do que os famosos. Dentro dos sacos, porém, os nutrientes não existiam ou estavam presente em uma quantidade muito menor do que a normal.

Apesar de os grupos investigados terem base em Colinas, Lajeado e Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, o MP-RS cumpre mandados em outras cidades justamente em cidades onde produtores compraram os produtos ou ainda onde os supostos criminosos comprariam matéria prima para as fraudes.

Além de Colombo, no Paraná, as cidades onde são cumpridos os outros mandados são: Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Candelária, Carazinho, Chiapeta, Colinas, Estrela, Flores da Cunha, Gaurama, Ibirapuitã, Júlio de Castilho, Lajeado, Panambi, Pareci Novo, Planalto, Rio Pardo, Saldanha Marinho, Santa Cruz do Sul, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Pedro das Missões, São Sebastião do Caí e Venâncio Aires (todas no Rio Grande do Sul), bem como em Correia Pinto (Santa Catarina).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]