• Carregando...
Em apenas oito anos de vida pública, Maggi se consolidou como um dos homens mais influentes do mundo segundo a Forbes | DIV/DIV
Em apenas oito anos de vida pública, Maggi se consolidou como um dos homens mais influentes do mundo segundo a Forbes| Foto: DIV/DIV

Convidado pelo Partido Progressista (PP) para assumir o Ministério da Agricultura, o senador Blairo Maggi aceitou o cargo e está à espera da oficialização do futuro presidente da república Michel Temer (PMDB). O senador é um dos maiores produtores rurais do mundo e dono de uma das maiores companhias da América Latina no ramo do agronegócio, o Grupo André Maggi. Na vida política, em apenas oito anos de vida pública, Maggi se consolidou como um dos homens mais influentes do mundo. A expectativa é que ele traga a experiência do dia a dia do campo e seu capital político para dentro do Ministério. Esta sempre foi uma das grandes reivindicações do agronegócio, já que nas últimas décadas os ministros tinham ou mais perfil técnico ou mais perfil político, nunca os dois simultaneamente.

Blairo nasceu em Torres, no litoral do Rio Grande do Sul, no dia 29 de maio de 1956. Originário de uma família de pequenos produtores rurais de descendência italiana, os pais são André Antônio Maggi e Lúcia Borges Maggi. O pai foi o responsável por apostar no cultivo da soja em áreas inexploradas, o que foi a alavanca para a carreira de sucesso como produtor rural de Blairo.

Maggi estudou Agronomia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com o conhecimento e experiência adquiridas no curso e com sua formação, a pequena empresa Sementes Maggi, fundada em 1973, transformou-se no Grupo André Maggi. Isso ocorreu quando a família chegou ao cerrado mato-grossense, na cidade de Itiquira (a 353 km de Cuiabá).

No estado de Mato Grosso, o empresário se tornou governador do Estado em 2002, com 51% dos votos no primeiro turno. Em 2006, se reelegeu governador com 63,59% dos votos.

Blairo Maggi foi citado inúmeras vezes pela Revista Forbes como um dos biolionários do planeta. Ele é apontado pela publicação como um dos líderes mais influentes do mundo. A Revista Época também colocou Maggi entre os 30 líderes mais influentes do Brasil .

Como governador, chegou a ter 92% de aprovação popular, de acordo com o Instituto Vox Populi. A popularidade fez Blairo concorrer ao Senado Federal nas últimas eleições, em 2014. Ele recebeu mais de 1 milhão de votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]