• Carregando...
Entre as demandas  do setor estão maior segurança jurídica para o produtor, política agrícola equilibrada, política agrícola plurianual, seguro rural e assistência técnica. | JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO
Entre as demandas do setor estão maior segurança jurídica para o produtor, política agrícola equilibrada, política agrícola plurianual, seguro rural e assistência técnica.| Foto: JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO

O vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Shreiner, afirmou na manhã desta quinta-feira (28) que os produtores estão dispostos a ajudar o governo a retomar o crescimento do País. Shreiner e o presidente da CNA, João Martins da Silva Junior, se reuniram com o presidente em exercício, Michel Temer, e apresentaram uma pauta com dez pontos para o setor se expandir e continuar a abastecer o mercado interno.

Entre as demandas estão maior segurança jurídica para o produtor, política agrícola equilibrada, política agrícola plurianual, seguro rural e assistência técnica. Segundo Shreiner, essas reivindicações ajudariam a fortalecer a economia brasileira.

“Sem dúvida nenhuma nós estamos dispostos a trabalharmos juntos com o governo federal, com os vários ministérios que estão ligados mais a nossa área para que a gente possa, atráves dessa ação, desses pontos que foram colocados, estar ajudando cada dia mais o nosso país a se recuperar principalmente da grave crise que passamos.”

Shreiner também destacou a participação da agropecuária no superávit da balança comercial acumulado em R$ 3,8 bilhões em julho e a facilidade do setor em se recuperar de crises.

“O setor agro ele é um setor que se todos nós olharmos para ele, cuidarmos dele, sem dúvida nenhuma os resultados virão e virão de uma forma muito rápida. com três, quatro, cinco meses, você já começa a ver esse retorno. Nós temos que procurar diminuir essa fila de desemprego e é um setor que oferece toda condição para que isso possa ocorrer.”

Nesta quinta-feira é comemorado o Dia do Agricultor. Para comemorar a data e mostrar a grandeza da agropecuária brasileira, a CNA expôs na Esplanada dos Ministérios, uma mesa com 240 metros de comprimento e 18,8 toneladas de frutas. Os alimentos foram distribuídos para quem passava pelo local.

Dia do Agricultor

Há 156 anos, foi inaugurada a primeira secretaria de governo do Brasil voltada para coordenação e controle da produção agrícola.

Foi somente em 1930, contudo, que o Brasil passou a ter um Ministério da Agricultura. Em 1960, Juscelino Kubitschek aproveitou o centenário da pasta para instituir o dia do agricultor como todo dia 28 de julho.

“O Mapa e o agricultor são indissociáveis, e cada um cumpre um papel essencial para a sociedade e a economia do País. Neste dia, saudamos os nossos produtores e os servidores do ministério, sem os quais o País não seria esta potência agrícola que é hoje”, diz o ministro interino Eumar Novacki.

Parceria

Ao longo dessas mais de 15 décadas, a parceria entre o Mapa e os agricultores contribuiu para garantir alimentos na mesa dos brasileiros e excedentes para exportação.

Segundo lembra Novacki, a cadeia produtiva do agronegócio no País “representa 46,2% das exportações totais do Brasil e 21,5% dos Produto Interno Bruto (PIB).”

Novacki destaca o “ incentivo à atividade agrícola por meio do estabelecimento e revisão de normas legais, da manutenção e ampliação de mercado, do financiamento à produção, do estímulo à pesquisa e à inovação tecnológica, da garantia da sanidade animal e vegetal e da colaboração à organização das cadeias produtivas.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]