• Carregando...
Alimentos chegam a feiras após monitoramento. | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Alimentos chegam a feiras após monitoramento.| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

O Paraná certificou no último ano o dobro do número de propriedades rurais que produzem alimentos orgânicos do que em 2014. O Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCPO) deu aval a 250 unidades, metade das visitadas, conforme balanço divulgado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Mercado de orgânicos cresce o dobro no Brasil

Após regulamentação, país registra taxas de crescimento acima de 20% ao ano. Em âmbito global, índice fica abaixo de 10%. Mas faturamento brasileiro ainda é pequeno – não chega a 1% do valor global

Leia a matéria completa

Implantado em 2009, o programa encerra segunda fase, com investimentos de R$ 4,5 milhões, em julho deste ano. Estão envolvidas sete universidades estaduais e instituições como o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) e a organização não governamental Ecovida. Os produtores são orientados a converter suas unidades à produção de orgânicos e monitorados.

O aumento na certificação está em linha com crescimento do mercado, que avança entre 20% e 30% no Brasil, o dobro da expansão verificada no mercado internacional. Segundo o Ministério da Agricultura, o Paraná é o terceiro estado com maior número de produtores de orgânicos (1,41 mil), atrás de São Paulo (1,44 mil) e Rio Grande do Sul (1,55 mil).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]