PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Agricultura
  3. Outras culturas
  4. Paraná dobra certificação de orgânicos
vistorias

Paraná dobra certificação de orgânicos

Daniel Castellano / Gazeta do Povo Alimentos chegam a feiras após monitoramento. | Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Alimentos chegam a feiras após monitoramento.

Texto publicado na edição impressa de 12 de janeiro de 2016

O Paraná certificou no último ano o dobro do número de propriedades rurais que produzem alimentos orgânicos do que em 2014. O Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCPO) deu aval a 250 unidades, metade das visitadas, conforme balanço divulgado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Implantado em 2009, o programa encerra segunda fase, com investimentos de R$ 4,5 milhões, em julho deste ano. Estão envolvidas sete universidades estaduais e instituições como o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) e a organização não governamental Ecovida. Os produtores são orientados a converter suas unidades à produção de orgânicos e monitorados.

O aumento na certificação está em linha com crescimento do mercado, que avança entre 20% e 30% no Brasil, o dobro da expansão verificada no mercado internacional. Segundo o Ministério da Agricultura, o Paraná é o terceiro estado com maior número de produtores de orgânicos (1,41 mil), atrás de São Paulo (1,44 mil) e Rio Grande do Sul (1,55 mil).

VOLTAR AO TOPO

NOTÍCIAS POR CULTURA