• Carregando...
O estado mais adiantado é o Mississippi, com 60% da área plantada, seguido por Louisiana (59%) e Arkansas (39%), todos situados no Sul dos EUA. | ALBARI ROSA/ALBARI ROSA
O estado mais adiantado é o Mississippi, com 60% da área plantada, seguido por Louisiana (59%) e Arkansas (39%), todos situados no Sul dos EUA.| Foto: ALBARI ROSA/ALBARI ROSA

Os Estados Unidos deram a largada para a safra de soja 2017/18 em ritmo acelerado. De uma área total de 36,2 milhões de hectares, cerca de 6% já haviam sido semeados até o último domingo (23), conforme levantamento do USDA, o departamento de agricultura do país. Isto mesmo com um aumento de área na casa de 7% na comparação com a temporada passada. Nesta mesma época do ano passado, o índice era de 3%, assim como a média dos últimos cinco anos.

O estado mais adiantado é o Mississippi, com 60% da área plantada, seguido por Louisiana (59%) e Arkansas (39%), todos situados no Sul dos EUA. Nos três casos, os trabalhos no campo estão, em média, 15% mais precoces em relação ao ciclo anterior.

No caso do milho, com 17% semeados dos 36,4 milhões de hectares previstos, o plantio está mais lento do que na temporada anterior, quando o trabalho já tinha terminado em 28% da área, mas ainda assim dentro da média histórica, que é de 18% para o período.

Projeções

Os Estados Unidos chegam à safra 2017/18 após terem alcançado a maior colheita da história do agronegócio mundial. No ciclo passado, a produção dos norte-americanos chegou a 117,2 milhões de toneladas de soja e 383,5 milhões de toneladas de milho. Agora, a expectativa é de que, por conta da redução de área no caso do cereal e também do clima – que em 2016 foi praticamente perfeito -, o desempenho na temporada atual seja menor, com 113,5 milhões de toneladas de soja e 355 milhões de toneladas de milho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]