• Carregando...
O Brasil hoje produz cerca de 860 mil toneladas de erva-mate verde. | Divulgação/Embrapa
O Brasil hoje produz cerca de 860 mil toneladas de erva-mate verde.| Foto: Divulgação/Embrapa

O mercado da erva mate entra em discussão a partir desta quarta-feira (5), em Curitiba. O seminário “Erva-mate XXI: modernização no cultivo e diversificação do uso da erva-mate” ocorre na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O evento vai reunir toda a cadeia produtiva do setor para discutir inovação e diversificação no uso desta planta nativa que hoje é cultivada por mais de 180 mil produtores rurais.

Além de palestrantes brasileiros, o seminário conta com palestrantes da Argentina e Uruguai. Haverá ainda a apresentação de trabalhos científicos, que pesquisam as mais diversas nuances da planta. Bastante consumida na forma de chimarrão e chá, em especial nos estados do Sul do país, a cada dia aumenta o interesse do mercado internacional pelas propriedades da erva-mate, como teor de cafeína, teobromina e saponina, conforme divulgou a organização do evento.

O Brasil hoje produz cerca de 860 mil toneladas de erva-mate verde. A Argentina (690 mil toneladas) e o Paraguai (85 mil toneladas) também cultivam a planta. Aproximadamente, 80% da produção brasileira de erva-mate é voltada ao mercado interno, 96% são consumidas como chimarrão e 4% na forma de chás e outros usos. “

O seminário tem a organização de: Embrapa Florestas, Ibramate, Instituto de Florestas do Paraná, Instituto Emater Paraná, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná/Curitiba e Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Seminário Erva Mate XXI

Quando: 5 a 7 de outubro de 2016

Onde: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 - Bairro Prado Velho - Curitiba-PR

Local: Auditório Tristão de Ataíde (Bl. 1 - Amarelo - Térreo)

Mais informações: https://www.embrapa.br/florestas/busca-de-eventos/seminario-erva-mate-xxi

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]