• Carregando...
Se sancionado sem vetos por Temer, o programa prevê um prazo de seis meses para definição de metas que, quando definidas, precisarão de outros 18 meses para a criação da legislação exigida. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Se sancionado sem vetos por Temer, o programa prevê um prazo de seis meses para definição de metas que, quando definidas, precisarão de outros 18 meses para a criação da legislação exigida.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O setor sucroenergético comemorou a aprovação no Senado, nesta terça-feira (12), do projeto do RenovaBio, que prevê a descarbonização do transporte.

O projeto de lei 160/2017, da Câmara, agora, aguarda sanção do presidente da República, Michel Temer. Entre os objetivos do projeto, alvo de lobby do setor sucroenergético, estão valorizar os biocombustíveis nacionais e garantir previsibilidade de investimentos.

Na última semana, a Secretaria da Agricultura de São Paulo enviou carta aos senadores pedindo a votação em caráter de urgência. O Estado responde por mais de 50% da produção brasileira de cana.

“Será importante para balizar o mercado de biocombustíveis”, afirmou Jacyr da Silva Costa Filho, diretor da região Brasil da Tereos.

Se sancionado sem vetos por Temer, o programa prevê um prazo de seis meses para definição de metas que, quando definidas, precisarão de outros 18 meses para a criação da legislação exigida.

“Vamos imaginar que comece em 2020. A meta que vai ter para 2025 é que vai dar uma noção clara de como é que vai crescer essa oferta de etanol para esse período”, afirmou Antonio Padua Rodrigues, diretor-técnico da Unica.

O Renovabio envolve duas metas, nacional (induzir a redução competitiva e eficiente da intensidade de carbono da matriz de combustíveis) e individual (distribuidoras de combustíveis deverão comprar créditos de carbono emitidos pelos produtores de biocombustíveis).

Por meio de sua assessoria, a presidente da Unica, Elizabeth Farina, afirmou que a aprovação representa o entendimento da necessidade de o país “estabelecer uma política moderna, capaz de trazer benefícios ao meio ambiente e à melhoria da saúde das pessoas”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]