• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia (UCLA) constatou que as uvas orgânicas produzem vinhos com gosto melhor. Comparando pontuações e comentários de mais de 74 mil garrafas de vinhos da Califórnia nas três principais revistas da área, em uma escala padronizada de 100 pontos, os vinhos ‘eco-certificados’ receberam uma média de 4,1 pontos acima dos vinhos regulares.

De acordo com a pesquisadora e economista da UCLA, Magali Delmas, a agricultura orgânica e biodinâmica tem “pequenos, mas significativos efeitos positivos sobre a qualidade do vinho”. No entanto, embora o estudo tenha sido feito apenas com vinhos da Califórnia, a equipe de pesquisa acredita que os resultados possam ser aplicados de forma ampla, já que o estado produz 90% do vinho dos Estados Unidos. Estudos preliminares também apontam que as bebidas francesas também têm dados similares.

A pesquisa analisou vinhos feitos com uvas provenientes de uvas orgânicas e fazendas biodinâmicas, mas não incluíam um terceiro tipo de vinho ‘eco-certificado’: vinhos orgânicos. Esse tipo de bebida não se refere apenas ao modo como as uvas foram cultivadas, mas também como o vinho foi produzido. Mais notadamente, vinhos orgânicos não contém adição de sulfito, um importante conservante.

Delmas acredita que a pesquisa possa incentivar produtores e vinícolas a investir em práticas ambientais e mostrar suas certificações. Apenas 1% dos vinhos estudados era ‘eco-certificado’ e dois terços das vinícolas certificadas da Califórnia não apresentaram os selos em suas garrafas. A pesquisadora acredita que o vinho orgânico, livre de conservantes e que já foi conhecido por azedar rapidamente e ser de qualidade inferior, pode ser uma das razões para o receio das vinícolas.

Ela também afirma que a motivação para os produtores de vinho utilizaram práticas ambientais é melhorar a qualidade do vinho. Além disso, especialmente no caso de agricultores familiares, a motivação principal é fornecer um ambiente mais limpo para as futuras gerações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]