• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Emater promove desenvolvimento integrado da população rural

Primeiro episódio de uma série de programas em comemoração aos 60 anos da Emater mostra o novo mundo do agronegócio e o desafio da diversificação no campo.

+ VÍDEOS

Foi lançada nesta segunda-feira (03) a web-série Emater 60 Anos – O desafio continua. A série inclui sete programas de vídeo e seis de rádio, que destacam o passado, o presente, mas principalmente apontam as tendências para o futuro da Emater. A partir da estreia, os materiais, serão disponibilizados às segundas-feiras no Canal da Emater no site Agronegócio da Gazeta do Povo: http://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/emater-60-anos/.

Programa 1 - Economia Social e Diversificada

Carregando o áudio...

O Instituto Emater completa, em 2016, 60 anos de trabalho de assistência técnica e extensão rural no Paraná. A série vem contar a história deste trabalho, a presença dos extensionistas em diversas áreas, assim como o que é necessário ser feito para que a assistência técnica rural possa continuar auxiliando os produtores rurais em benefício do campo e da cidade.

São sete vídeos e seis programas de rádio com os seguintes temas: Economia Social e Diversificada; Inclusão e Sucessão; Sustentabilidade e Tecnologia; Abastecimento e Segurança Alimentar; Emater do Futuro I; Emater do Futuro II e, apenas no vídeo, Making Off. A cada segunda-feira o público poderá prestigiar um novo vídeo, que será lançado junto com o programa de rádio de mesmo tema.

Em cada um dos programas se buscou pontuar a história, os propósitos e a contribuição da extensão rural no campo, mas destacando que isso vai além, chegando ao público da cidade. Para isso, foram entrevistados 43 produtores rurais e 31 profissionais da Emater durante dois meses de viagens por 29 cidades do Estado.

Comemoração movimentou o Paraná nos últimos meses

Outras ações também marcaram a comemoração dos 60 anos do Instituto. Em Curitiba, a comemoração foi no dia 20 de maio, em um evento na sede do Instituto, que reuniu entre os convidados, ex-extensionistas, empresários, representantes de instituições públicas e cooperativas.

Também em maio foi lançada a revista Emater 60 anos. Com depoimentos de extensionistas e agricultores, o material traz histórias de sucesso e os caminhos que ainda devem ser traçados. Para potencializar a distribuição do material pelos municípios paranaenses, o Fusca, símbolo do instituto, foi revitalizado e exposto nas principais regionais da Emater.

A próxima ação será a presença do Fusca em dois pontos turísticos de Curitiba, após o veículo passear pelo Estado. A data ainda será definida. Enquanto isso, o veículo, símbolo da extensão rural no Paraná, fica na sede estadual da Emater, no bairro Cabral, em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]