• Carregando...
Evento realizado em 2014 contou com palestrantes de 11 países. | CHRISTIAN RIZZI/CHRISTIAN RIZZI
Evento realizado em 2014 contou com palestrantes de 11 países.| Foto: CHRISTIAN RIZZI/CHRISTIAN RIZZI

Com o tema “Sociedade Urbana, Economia Rural”, o 3° Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum 2015) será realizado em Curitiba, nos dias 12 e 13 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer. A mudança do perfil populacional mundial, que desde 2008 tem mais moradores nas cidades do que em áreas rurais, e seus impactos para o desenvolvimento econômico dos países, será o fio condutor dos debates.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o movimento global de urbanização deverá crescer até 2030, quando 60% dos consumidores estarão vivendo nas cidades. Nesse contexto, o Outlook Fórum 2015 trará 16 temas, divididos entre painéis simultâneos e grandes conferências, para abordar os desafios de um cenário urbano que depende cada vez mais da economia rural. De um lado, a necessidade de aumentar a produção de alimentos para suprir a demanda gerada pelo crescimento da população mundial; do outro, o desafio de equalizar preços e evitar impactos ao meio ambiente através de políticas sustentáveis.

A abordagem dos assuntos parte de um ponto de vista sul-americano, onde o agronegócio é o principal segmento econômico. No exemplo do principal produto destinado ao mercado exterior, das cerca de 160 milhões de torneadas de soja produzidas pelo trio Brasil, Argentina e Paraguai no último ano, 75% foram destinadas à exportação. No Brasil, o setor responde por quase 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e, em um momento de estagnação da economia, deve ser o único a apresentar crescimento em 2015.

A mudança de local do evento para a capital paranaense – as duas primeiras edições ocorreram em Foz do Iguaçu (PR) – visa facilitar o acesso de todos os elos da cadeia produtiva e permitir a diversificação do público. “O Outlook Fórum se consolidou como um grande encontro internacional para debater o setor agro, suas tendências e perspectivas. Por isso trouxemos o evento a Curitiba, com o intuito de expandi-lo e de enriquecer essa conversa. Esperamos reunir mais de 400 pessoas de 15 países diferentes”, explica o coordenador do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira.

No ano passado, o 2° Fórum de Agricultura da América do Sul reuniu 35 palestrantes e mais de 300 lideranças do setor de 11 países ao longo de dois dias. O tema debatido, “Inovação e Sustentabilidade no Campo”, procurou discutir a América do Sul enquanto bloco e apontar caminhos para a região se estruturar de forma cooperativa, buscando manter a competitividade em um mundo globalizado.

Serviço

3° Fórum de Agricultura da América do Sul – Agricultural Outlook Forum 2015

Data: 12 e 13 de novembro de 2015

Local: Museu Oscar Niemeyer – Curitiba (PR) – Brasil

Mais informações: agrooutlook.com.br

Sobre o Fórum de Agricultura da América do Sul

O 3º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum 2015) é uma realização do Agronegócio Gazeta do Povo (AgroGP), plataforma de conteúdo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), sediado em Curitiba, no Paraná, Região Sul do Brasil. Focado em soluções de mídia e comunicação para a promoção do setor, da América do Sul à América do Norte, Ásia, África e Europa, o AgroGP se apresenta como como um dos elos da cadeia produtiva do agronegócio, essencial ao desenvolvimento sustentável e ordenado da atividade.

O projeto piloto do Fórum foi realizado em 2013, fruto de uma aliança estratégica entre o AgroGP e o Conselho Agropecuário do Sul (CAS) – conselho de ministros que reúne os ministérios da Agricultura de seis países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. A 1ª edição do evento levou para Foz do Iguaçu mais de 500 participantes e 30 palestrantes de dez países para discutir os desafios e oportunidade do novo ciclo de expansão da produção mundial de grãos. Em 2014, a partir do tema “Inovação e Sustentabilidade no Campo”, os debates passaram a discutir a América do Sul enquanto bloco, apontando caminhos para manter a competitividade em um mundo globalizado e fortalecer o posicionamento da região como o grande player do lado da oferta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]