• Carregando...
Porto de San Lorenzo, na Argentina. Cooperativa utiliza hidrovia para escoar a produção; mais econômico, sistema pode viabilizar preços melhores aos produtores. | CHRISTIAN RIZZI/CHRISTIAN RIZZI
Porto de San Lorenzo, na Argentina. Cooperativa utiliza hidrovia para escoar a produção; mais econômico, sistema pode viabilizar preços melhores aos produtores.| Foto: CHRISTIAN RIZZI/CHRISTIAN RIZZI

No princípio era o verbo. Décadas se passaram e pouca coisa mudou. O Mercosul foi criado em 1991, recheado de expectativas em torno da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, além do estabelecimento de políticas em consonância entre os membros. Contudo, para especialistas, depois de 25 anos, o bloco entregou menos do que prometia.

Razões há de sobra: vão da falta de interesse e investimento por parte dos dois principais parceiros, Brasil e Argentina, vezes pressionados por crises econômicas, vezes simplesmente satisfeitos com os bons preços das commodities; até a harmonia que nunca existiu na região entre custos de produção, energia e logística. Todas, entretanto, levam ao denominador comum: “o Mercosul não soube se operacionalizar”, resume o economista e professor da Universidade Positivo, Lucas Dezordi.

Combustível da América, agronegócio também enfrenta desafios

Se o Mercosul ainda luta para se manter em pé, o campo destoa e aparece como ilha de prosperidade no continente, amparado pela valorização do dólar e uma China altamente importadora nas últimas décadas.

“Aproveitamos bem, mas não dá para continuar apostando que a demanda chinesa será igual”, analisa o economista e professor da FAE, Gilmar Mendes Lourenço. “Temos que diversificar nossa base de exportação. As commodities sofrem muitas alterações. O frango é um exemplo, com uma cadeia altamente tecnificada e valor agregado”, acrescenta.

Além disso, é consenso entre os estudiosos que um bloco comercial forte teria resultado num desempenho ainda melhor. Para Lucas Kerr de Oliveira, da Unila, a saída passa igualmente por soluções integradas de pesquisa e financiamento para a agroindústria. “Não houve aliança entre os países, nem investimento em infraestrutura. Temos desafios enormes pela frente, como a expansão das hidrovias. É a forma mais barata de transporte e temos um potencial enorme. Isso permitiria negociar preços mais competitivos”, analisa.

Para avançar, o bloco necessita de uma revitalização efetiva, como será debatido na 4ª edição do Fórum de Agricultura da América do Sul, entre os dias 25 e 26 de agosto, em Curitiba. “A negociação em bloco é a forma de conseguir o máximo cedendo o mínimo possível. Mas pra isso você precisa ter políticas de estado que não mudem conforme mudam os governos”, pontua o professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), especialista em relações internacionais, Lucas Kerr de Oliveira.

Vizinhos

Enquanto o Mercosul patina, outros países da região navegam em águas mais calmas. É o caso de Chile e Peru, que, num acordo recente, uniram-se a Japão, Estados Unidos e mais oito nações ligadas pelo Pacífico. “Eles vão crescer mais do que nós, pois têm segurança e juros menores. No nosso caso, esse custo é muito alto e tira competitividade”, avalia Dezordi.

“É preciso coordenar as políticas, reduzir a carga tributária e dar crédito às empresas com circulação no continente. Para o Brasil, a estratégia de curto prazo seria negociar com países da África, do Oriente Médio e da Ásia”, reforça o professor. No futuro, porém, salienta Lucas de Oliveira, “quem não estiver em bloco será engolido pelos gigantes”.

Desconto na inscrição

Assinantes da Gazeta pagam menos para se inscrever no 4º Fórum de Agricultura da América do Sul. Com o cupom de desconto CLUBEGP, o valor cai de U$140 para U$100. Mais informações no site www.agrooutlook.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]