• Carregando...
Era digital exige uso de mecanismos sofisticados e soluções inovadoras para manter país no párea internacional | Divulgação
Era digital exige uso de mecanismos sofisticados e soluções inovadoras para manter país no párea internacional| Foto: Divulgação

O caminho sem volta da globalização digital desafia o Brasil a redesenhar seu modelo agrícola para manter a competitividade no mercado internacional. A agricultura, assim como outros setores econômicos, tem pouco tempo para se alinhar a uma nova realidade que inclui soluções rápidas com tecnologia e inovação, ao mesmo tempo em que consumidores estão cada vez mais atentos à sustentabilidade na cadeia produtiva. A análise é do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, um dos nomes mais importantes da inovação agrícola no país.

4.º Fórum de Agricultura da América do Sul

O evento acontece em Curitiba, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, nos dias 25 e 26 de agosto de 2016. Inscrições e informações no site
agrooutlook.com.

Bioeconomia

é a economia sustentável baseada em recursos biológicos e processos limpos e renováveis . O presidente da Embrapa defende que agricultura e bioeconomia devem andar juntas para dinamizar o campo

A agricultura da era digital, capaz de atingir um patamar de alta produtividade com técnicas ambientalmente corretas, exige a adoção de práticas como o uso abundante de sensores, mecanismos sofisticados para prevenção de prejuízos pelo clima e o uso de aplicativos de ponta para o auxílio na gestão de propriedades e indústrias do ramo. “Ao incorporar práticas e processos de precisão, o agronegócio, que é um importante pilar da economia brasileira, poderá assegurar o equilíbrio entre as três vertentes da sustentabilidade (econômica, social e ambiental), o que é uma exigência dos consumidores em todo o mundo”, aponta Lopes.

Um aliado para chegar a esse nível é a atenção ao modelo que inclui a bioeconomia, um conceito de economia sustentável com base em recursos biológicos e processos limpos e renováveis”, conforme define o presidente da Embrapa. “Com a bioeconomia e a transformação digital operando em sintonia e sinergia poderemos dinamizar segmentos essenciais da agricultura, fortalecendo a posição de vanguarda do Brasil na produção de alimentos, fibras, energia e biomateriais no mundo”, projeta.

A Embrapa aposta que o uso simultâneo da agricultura de alta tecnologia e a bioeconomia possibilite no futuro, por exemplo, usinas de açúcar a se transformarem em verdadeiras “biorrefinarias”. Nesses locais, uma gama complexa de produtos químicos renováveis devem ser fabricados, assim como já ocorre nas biofábricas de medicamentos e células vegetais que usam tecnologia desenvolvida pela empresa. “Em breve, sistemas integrados combinando lavouras, pecuária e floresta nos permitirão produzir carne, grãos, fibras e energia com emissões líquidas de carbono muito baixas ou, em algumas situações, com captura maior que emissão”, prevê Lopes.

O futuro do agronegócio em debate

Organizado pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, a 4.ª edição do Fórum de Agricultura da América do Sul, que acontece entre os dias 25 e 26 de agosto, em Curitiba, vai trazer especialistas de diferentes aéreas para discutir o futuro do agribusiness. O tema central será “Nova Estratégia para Uma Nova Agricultura”.

Ao todo, serão 14 grandes conferências que vão abordar as inovações tecnológicas no campo, o desafio da competitividade na América Latina, Big Data e o estratégico mercado chinês de importação de commodities.

Em sua 4ª edição, o Fórum pretende se consolidar como palco de negociações da América do Sul e continuar contribuindo para o desenvolvimento de ações integradas, que colaborem para a manutenção e a conquista de mercados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]