• Carregando...
Reorganização da ordem global de alimentos foi tema do Fórum de Agricultura | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Reorganização da ordem global de alimentos foi tema do Fórum de Agricultura| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Crescimento populacional, ondas imigratórias e escassez de água. Como é possível enfrentar esses problemas garantindo a segurança alimentar? Durante o 5º Fórum de Agricultura, três especialistas deram sua opinião sobre o tema, no painel: “Oferta e Demanda: Fundamentos que reorganizam a Ordem Global”.

Renato Conchon, coordenador do Núcleo Econômico da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), abriu o debate lembrando que o Brasil é referencia global na agropecuária: “Hoje o Brasil alimenta o equivalente a 7,5 vezes a população brasileira, ou 1,5 bilhão de pessoas por ano”.

O que a soja tem a ver com a pecuária?

É importante lembrar: a produção agrícola não é apenas um motor de alimentos humanos. Ela é essencial para a produtividade pecuária por conta da ração animal.

Diretor de desenvolvimento de mercado para soja da Associação de Soja de Minessota, Kim Nill explica que a alta produtividade de soja atingida por esse estado norte-americano poderia se tornar um problema, devido à dificuldade geográfica de escoamento do grão. Mas eles enxergaram oportunidades para produção de suínos.

“Nosso conselho de pesquisa para soja nos colocou a frente em um pequeno segmento de mercado para reorganizar ordem global, o fornecimento de ração para animais filhotes”, afirma Nill.

O especialista também diz que as pesquisas derivam em novas utilizações para o soja, como a produção de biodiesel.

As inovações já cruzaram fronteiras. Kim Nill conta que recentemente recebeu a visita de um brasileiro que quer trazer essa revolução para o Brasil.

Conhecendo os riscos

Para Angelo Costa Gurgel , professor da Fundação Getúlio Vargas, doutor em Economia Aplicada, é preciso ir além. Ele destacou até mesmo a impossibilidade de o mercado se reorganizar rapidamente se a demanda por carne diminuir, devido ao crescimento do número de pessoas que evitam proteína animal. O professor também fez alguns alertas para o futuro da produção de grãos, dando o exemplo do milho:

“O milho, que é produzido em um grande número de municípios do Brasil, mostra uma diferença muito grande de produtividade do local que produz mais para o que produz menos. Isso mostra uma má distribuição tecnológica”.

Devido a essa questão e às alterações climáticas, há ainda o risco de a produção de a segunda safra de milho (safrinha) ficar inviável até 2085, conforme relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC. Por isso, o professor reafirmou a necessidade de investimentos em inovação: “Não acredito em expansão de área de produção de alimentos no Brasil. Isso vai ter que recair sobre a produtividade”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]