• Carregando...
Evento no estado gaúcho acontece nesta quarta-feira, às 15 horas. | /
Evento no estado gaúcho acontece nesta quarta-feira, às 15 horas.| Foto: /

No dia 7 de outubro, uma segunda equipe realiza o lançamento oficial do projeto, com o seminário “Tendências da Agricultura Familiar no século XXI”, em Porto Alegre, no Centro Administrativo do Sicredi, a partir das 15 horas.

O evento contará com representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além de reunir produtores, técnicos e demais interessados no tema. As confirmações de presença deverão ser enviadas para rvsp@gazetadopovo.com.br até 6/10.

Com nove dos dez produtos mais exportados pelo Paraná, a agropecuária de pequena escala do estado terá suas principais cadeias investigadas pela Expedição Agricultura Familiar a partir desta segunda-feira (5). O projeto técnico-jornalístico do Agronegócio Gazeta do Povo já percorreu Rio Grande do Sul e Santa Catarina e vai chegar à Bahia até o final de outubro.

A sondagem de campo vai mostrar como a agricultura familiar paranaense estrutura as cadeias produtivas de frutas, leite, produtos florestais, frangos, peixes, grãos, entre outras. O roteiro tem pontos de parada nos municípios de Irati, Francisco Beltrão, Saudade do Iguaçu, Cafelândia e Campo Mourão, rodando mais de 2 mil quilômetros.

Santa Catarina

Na segunda semana da Expedição Agricultura Familiar, foram percorridos municípios de Santa Catarina que concentram a produção nacional de cebola, maçã, frangos e suínos. Da região central ao oeste, a agropecuária se especializa em culturas como tabaco, hortaliças, grãos e também produz volume cada vez maior de leite.

A cidade de Chapecó foi a primeira a receber o seminário “Tendência da Agricultura Familiar no século XXI”, que contou com a participação de representantes da FAO, do MDA, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e dos técnicos e jornalistas do projeto.

“Quando nós falamos de agricultura familiar, estamos falando não apenas da grande maioria dos estabelecimentos rurais no mundo todo, como também de um modelo sustentável. No Brasil, a agricultura familiar representa 37% do Produto Interno Bruno (PIB) da agropecuária. E somente nos 20 anos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), foram aplicados R$ 160 bilhões em mais de 26 milhões de contratos. Por isso, é preciso mostrar e ressaltar a importância dessa modalidade produtiva, especialmente para o agronegócio brasileiro”, analisou o consultor da FAO para a Região Sul do Brasil Valter Bianchini.

No oeste de Santa Catarina, a importância da agricultura familiar está fortemente representada pelos números. Cerca de 95% de toda a produção da região está baseada sobre essa modalidade produtiva. “A agricultura familiar é o alicerce sobre o qual foi construído o agronegócio em nossa região. E que hoje resulta na existência de 1894 agroindústrias, 140 cooperativas, 263 associações e 21 mil famílias no campo”, pontuou o pesquisador da Epagri e mestre em Desenvolvimento Social Clovis Dorigon.

Iniciada em 21 de setembro, a Expedição Agricultura Familiar cruza 15 mil quilômetros em seis estados para mostrar como o segmento, que produz 70% dos alimentos consumidos no Brasil, tem gerado emprego e renda regionalmente. Além disso, os desafios da produção e distribuição de alimentos in natura e o potencial de expansão dos principais polos em atuação são outros assuntos abordados.

Serviço

Lançamento nacional Expedição Agricultura Familiar – Seminário ““Tendências da Agricultura Familiar no século XXI”

Data: 7/10/2015

Local: Centro Administrativo Sicredi – Av. Assis Brasil, 3940 – Bairro Passo D’Areia

Horário: 15h

Observação: Interessados em participar devem enviar um e-mail de confirmação para rvsp@gazetadopovo.com.br até 6/10.

Apoio

Apoiam a Expedição Agricultura Familiar: o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a Souza Cruz, o Sicredi, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e a Toyota do Brasil.

Sobre a Expedição Agricultura Familiar

A Expedição Agricultura Familiar é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo criado para investigar a revolução silenciosa e sustentável da agricultura brasileira. Consiste em um levantamento técnico-jornalístico que percorre seis estados brasileiros – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia – para traçar um diagnóstico do setor que está mudando a realidade do campo e é o principal responsável por abastecer as regiões urbanas do Brasil.

Mais informações: www.agrifamiliar.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]