• Carregando...
Após investigar a cadeia produtiva do Paraná e de Santa Catarina, a Expedição Suinocultura viaja pelas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Após investigar a cadeia produtiva do Paraná e de Santa Catarina, a Expedição Suinocultura viaja pelas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

A Expedição Suinocultura está na estrada desde o começo de agosto, mas o lançamento oficial do projeto veio num momento bastante representativo: foi junto com o 4º Fórum de Agricultura da América do Sul, na última semana. Com a presença de lideranças do setor, empresas da área e pessoas ligadas à atividade, os dois eventos marcaram a importância de criar um canal de debate e entender a cadeia produtiva.

“Nós queremos dar exposição para o setor e mostrar que nós temos mais uma alternativa de proteína animal para agronegócio brasileiro”, afirmou o coordenador do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, durante o almoço de lançamento. “Entendemos que se a Expedição Safra gerou frutos para o agronegócio, esse trabalho com a suinocultura também nos trará informações para planejar o futuro”, acrescenta Valter Vanzella, o diretor-presidente da Frimesa, parceira da iniciativa.

Está lançada a 1ª Expedição Suinocultura

Em três meses, equipe de técnicos e jornalistas percorre as principais regiões produtoras do país.

+ VÍDEOS

Próximas paradas

Após investigar a cadeia produtiva do Paraná e de Santa Catarina, a Expedição Suinocultura viaja pelas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul. Os técnicos e jornalistas estão em campo para verificar quais as estratégias adotadas pelos produtores do Estado para superar a crise gerada pela alta nos preços da soja e do milho, principais insumos para a ração dos animais. Na quinta-feira (1º), a equipe do projeto participa da 39ª Expointer, em Esteio (RS), a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina.

A cadeia da carne suína gaúcha se destaca pela qualidade técnica e a aplicação de processos inovadores, o que faz do Rio Grande do Sul o segundo maior produtor (713,6 mil toneladas/ano) e exportador (183,7 mil t/ano) do país, conforme apontam os dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Ao longo desta semana, a Expedição Suinocultura visita as regiões de Rondinha, Pontão, Sananduva, Encantado e Porto Alegre – que concentram a produção no estado.

Na quinta-feira, o projeto chega à 39ª Expointer para conversar com o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador. O encontro será às 17h no estande da ACSURS na Expointer, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

Lançamento

A Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo em parceria com a Frimesa. A equipe de técnicos e jornalistas está na estrada desde o início de agosto e participou do lançamento oficial do projeto na sexta-feira (26), durante o encerramento do 4º Fórum de Agricultura da América do Sul, que reuniu mais de 500 participantes em Curitiba (PR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]