• Carregando...
 | Divulgação/Confraria do Leitão
| Foto: Divulgação/Confraria do Leitão

A Confraria do Leitão promoveu na última semana o seu 65º jantar com o tema “Etapa Gourmet”. O jantar, realizado no restaurante Iberico Gastronomia, bairro Água Verde, em Curitiba, teve um cardápio especial para exaltar as características mais nobres dessa proteína que é a mais consumida no mundo. Na ocasião, na qual compareceram cerca de 60 pessoas, também foi divulgado o calendário de eventos da organização de 2017.

CALENDÁRIO: confira o calendário de eventos da Confraria do Leitão em 2017.

Divulgação

O cardápio, elogiado pelos integrantes da confraria, teve a elaboração de Nelson Goulart, um dos sócios do restaurante e pesquisador da culinária ibérica. Foram servidos trio com linguiça feita com coalho, panceta com melão, embutidos com figos secos; trio de carnes copa grelhada, leitão à moda bairrada e bifanas de porco – acompanhadas por purê de batatas e de cenoura mais legumes; e bacons doces com sorvete de laranja e gengibre.

Durante o jantar, o professor Marcos Marcon, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também divulgou um trabalho de seleção genética realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A raça Moura, de suínos, possui características que estão sendo estudadas para ajudar a formar produto que resulte em iguarias de alta qualidade da chamada charcutaria. Exemplos desses produtos são os presuntos Pata Negra e Parma.

A Confraria

A Confraria do Leitão foi fundada em 2004, por iniciativa da Suinosul, apoiada pelo Instituto Emater, responsável pela política pública oficial de Extensão Rural. O objetivo principal é a integração de todos os envolvidos na cadeira, do setor produtivo até o mercado consumidor.

Calendário da Confraria do Leitão em 2017

- 27 de Julho – CTG Vinte de Setembro | BR-116, 19439, Pinheirinho, Curitiba – Telefone: 41 3349-1433.

- 28 de Setembro – Vinícola Legado | Rodovia Engenheiro Raul Azevedo de Macedo, 5800, Campo Largo – Telefone: 41 99199-9744.

- 30 de Novembro – Clube de Pesca Veneto | Rua Zern Bertapelle, 230, Santa Felicidade, Curitiba – Telefone: 41 3297-2674.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]