• Carregando...
O país é o maior importador de frangos brasileiros do mundo. | Divulgação/BRF
O país é o maior importador de frangos brasileiros do mundo.| Foto: Divulgação/BRF

A Arábia Saudita decidiu suspender as importações de quatro frigoríficos brasileiros, dos quais três de frangos e um de carne bovina (que, embora certificado, nunca exportou para o país). Todos eles já estavam impedidos de vender para o exterior por determinação do governo brasileiro, já que estão entre os 21 que estão sendo investigados pela Polícia Federal na operação “Carne Fraca”. A decisão foi anunciada pela autoridade sanitária saudita em nota. O país é o maior importador de frangos brasileiros do mundo.

Antes da restrição, havia 141 estabelecimentos habilitados a exportar carne de frango e 99 carne bovina para a Arábia Saudita. A decisão foi tomada após reuniões entre as autoridades dos dois países e videoconferência com o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Grandes consumidores, como China, Hong Kong e Egito — que responderam por 44% das exportações de carne bovina em 2016 —, suspenderam as importações por completo, incluindo carne bovina, suína e de aves.

Como a Polícia Federal não fez distinção, num primeiro momento, do tipo de carne que era alvo de investigação, vários países acabaram embargando a compra de carne bovina brasileira, mas apenas dois dos 21 frigoríficos suspeitos atuam nesse segmento. Os outros produzem frango, embutidos e até mel e equinos. A lista com os detalhes de cada unidade investigada só foi divulgada pelo Ministério de Agricultura na terça-feira, enquanto a operação foi deflagrada na sexta-feira anterior.

Dos 11 mil funcionários do Ministério da Agricultura, 2.300 são fiscais que trabalham na inspeção sanitária de produtos, e, desses, 33 estão sendo investigados, diz o documento. Além disso, continua a nota, das 4.837 unidades processadoras de produtos aninais submetidas à fiscalização, 21 estão sob investigação e tiveram sua autorização para exportar preventivamente suspensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]