• Carregando...
Seleção dos melhores aplicativos para o agronegócio tem apps para  todas as áreas: negociação de produção, agricultura, pecuária, maquinário e logística. | Gerson Klaina/Gazeta do Povo
Seleção dos melhores aplicativos para o agronegócio tem apps para todas as áreas: negociação de produção, agricultura, pecuária, maquinário e logística.| Foto: Gerson Klaina/Gazeta do Povo

Cada vez mais smartphones e tablets têm recursos que facilitam o dia a dia, seja na cidade, seja no campo. Aproveitar bem os aplicativos instalados nesses equipamentos pode fazer com que o profissional do agronegócio ganhe tempo, aumente a eficiência e, consequentemente, tenha melhor retorno financeiro.

Para auxiliar neste sentido, a Gazeta do Povo fez uma lista de aplicativos úteis para o campo, disponíveis para celulares Android e Apple. O download pode ser realizado, respectivamente, pelo Google Play e iTunes.

Economia e Mercado Agro

Aplicativos para a Agricultura

Apps para a Pecuária

Aplicações para Maquinário e Logística

Úteis para todo o Agronegócio

Agritempo

Mais que um aplicativo sobre o clima, o Agritempo é uma criação da Embrapa que informa condições agrometeorológicas de todos os estados com detalhes e previsões sobre a situação climática, dados de recomendações de zoneamento, mapas de índice de secas e históricos de chuvas, além de recursos de localização via GPS.

Agri Precision

Conhece alguém que trabalha com Agricultura de Precisão? Este app promete substituir as funções de um GPS portátil, facilitando as rotas e coletas de amostras em campo. Possibilita, por exemplo, calcular unidades mínimas de cultivo, os chamados talhões, assim como editar e exportar amostras dessas áreas. É um facilitador da produção.

Lynx Dashboard

Solução criada para cadastrar indicadores próprios do produtor do agronegócio. Por meio de pastas selecionadas, é possível fazer registros financeiros, administrativos, técnicos e de produção de maneira organizada.

As informações podem ser inseridas diariamente, ou mesmo durante períodos semanais ou quinzenais. A ideia é construir uma base de dados própria para comparar produções passadas e futuras, facilitando tomadas de decisão. As planilhas criadas também podem ser exportadas para Excel para serem facilmente analisadas em um computador de mesa ou notebook.

Economia e Mercado Agro

AgroSpot

Funciona como um “mercadão da produção”. O objetivo do AgroSpot é facilitar o encontro entre vendedores e compradores das principais commodities do agronegócio. Por meio desse aplicativo é possível negociar e anunciar: soja, milho, café, eucalipto e produtos da pecuária. O recurso também traz informações sobre clima e cotações de mercado para comparar preços, mas sua principal função é conectar pessoas através de um chat exclusivo da aplicação.

Commodities Market Prices (em inglês)

Traduzido para o português, o nome do aplicativo já diz tudo: Preços de Mercado de Commodities. Apresenta praticamente todas as commodities existentes e suas flutuações de preço no mercado internacional.

O recurso vai um pouco além do agronegócio, apresentando informações separadas sobre: energia, grãos, mercadorias agrícolas (softs), pecuária, metais, índices de mercado.

Como possui uma base de dados internacional, as atualizações são mais frequentes do que os demais aplicativos apresentados nesta reportagem.

BNDES Agro

Com o objetivo de apresentar linhas e programas de financiamento ao agronegócio, o BNDES lançou um aplicativo que, além de descrever as operações de crédito, permite realizar simulações de valores e cálculo de parcelas. Também traz um recurso de pesquisa para contatar fornecedores credenciados ao banco de desenvolvimento. Por fim, há informações de eventos e feiras do setor.

Simulador para o Código Florestal

Este é um bom recurso para evitar dores de cabeça devido ao uso inadequado da sua propriedade rural, sem precisar se debruçar sozinho na Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, do novo Código Florestal.

O aplicativo realiza automaticamente laudos sobre a situação do terreno, indicando se há excedente ou déficit de área de reflorestamento. Para isso, é preciso informar: localização, área total, data de desmatamento, área dos diferentes tipos de florestas na região.

Aplicativos para a Agricultura

Adama Alvo

Está difícil saber que tipo de praga está atacando sua produção? Esse aplicativo fornece um banco de imagens que facilita a identificação de casos em lavouras de soja, milho, trigo, algodão, cana e café. A aplicação descreve as principais pragas, sintomas e fornece dados técnicos e indica possíveis soluções para cada caso.

Mesmo que você não consiga identificar o problema sozinho, é possível enviar uma foto para os administradores do Adama App buscarem o diagnóstico da doença, com base na imagem enviada.

Consórcio Antiferrugem

Aplicativo destinado para produtores de soja. Esta solução tem o objetivo de monitorar a dispersão da ferrugem asiática da soja, uma doença causada por fungo que traz perdas importantes na produtividade. Os produtores também podem contribuir com relatos em tempo real para revelar em que cidades houve ocorrências de casos. Assim, é possível tentar realizar medidas preventivas.

Detector de Pragas

Assim como os recursos acima, tem o objetivo de identificar doenças nas lavouras. A diferença é a simplicidade com que as informações sobre doenças são apresentadas, e a fácil busca. Da mesma forma, o usuário pode contribuir enviando relatos sobre pragas e problemas de lavoura de forma simples e rápida.

FieldNET (em inglês)

Sabe aquela ideia “futurista” (hoje nem tanto) de ligar e desligar luz e TV pelo celular ou tablet? O sistema FieldNET é mais ou menos assim, só que para ligar, desligar, monitorar e fazer ajustes do sistema de irrigação da lavoura. Os relatórios automáticos ajudam no controle da pressão e quantidade de água.

Como o sistema tem integração completa em smartphones, tablets e computadores, o proprietário rural pode fazer ajustes no sistema onde estiver - ao toque de um clique. Tudo que sua propriedade precisa é de um bom acesso à internet para que as plantações nunca mais passem sede.

TeeJet

A ideia é promover a pulverização na dose adequada. O recurso auxilia na escolha dos melhores bicos pulverizadores para cada tipo de situação. Tudo que o usuário precisa é digitar dados como: velocidade de avanço, espaçamento entre bicos e volume de aplicação desejado. Após inserir as informações, automaticamente será apresentada uma lista dos bicos apropriados para o caso.

Apps para a Pecuária

$uplementa Certo

Desenvolvido pela Embrapa e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a ferramenta auxilia de forma intuitiva a prover os melhores recursos de nutrição para bovinos, principalmente quando as alterações climáticas, como as secas, afetam o rebanho. Através da ferramenta é possível comparar também a suplementação com sal proteinado e semi-confinamento.

Além dessas capacidades, o App permite calcular a margem da suplementação (custo e receita), quantidade certa para o ganho de peso do animal e simulações de retorno de cada real investido no gado.

Uboi

É praticamente um mapa da pecuária no Brasil. O sistema apresenta em tempo real frigoríficos próximos para tentar vendas, descobrir e contatar quem está vendendo ou comprando gado (e a raça do animal), além de oferecer a possibilidade de envio de notificações quando houver anúncios em um propriedades vizinhas ou em um raio de quilômetros que o próprio usuário define.

4milk

Permite fazer a gestão do rebanho de forma inteligente e simples. Além de contabilizar os animais por sexo, é possível cadastrar e acompanhar quantas fêmeas estão prenhas, disponíveis para cruzamento, entre outros recursos como produção de leite e acompanhamento do crescimento dos novilhos.

Com essas informações, é possível compartilhá-las com outras pessoas, como gerente da fazenda, veterinário e vaqueiro, por exemplo. Cada um tem um acesso específico, podendo atualizar dados. A intenção é agilizar a comunicação e trazer ganhos de produtividade.

Além desse recurso, o 4milk também oferece acesso a uma plataforma de livre comércio de animais.

Aplicações para Maquinário e Logística

TruckPad Fretes e Cargas

É como um Uber de fretes, mas sem custos. Por meio desse recurso, caminhoneiros e produtores podem combinar fretes de maneira fácil e rápida. Funciona assim: o anunciante cadastra o tipo de carga, a origem e o destino. O valor pode ser apresentado no App ou ser combinado após o contato entre as partes.

Pirelli Agro

Com o perdão do trocadilho, esta solução é uma “mão na roda”. Quando o pneu da máquina estiver “por um fio”, o usuário pode encontrar rodas de tração e de direção, lojas de revenda e informações para a encomenda e a compra do pneu ideal para os seguintes tipos de veículos:

•Trator;

•Carreta agrícola

•Colheitadeira;

•Implemento;

•Microtrator;

•Pulverizador;

•Pivô de irrigação;

•Rolo compactador;

•Caminhão.

Índice de Antecipação de Pneus

Produtores com máquinas da Case IH podem baixar um aplicativo que apresenta o quanto as rodas dianteiras estão auxiliando na tração do trator. Esse cálculo faz com que o aplicativo calcule a diferença de velocidade linear entre pneus dianteiros e traseiros. Com a noção certa, a tendência é um melhor desempenho do veículo, além de menor consumo de combustível e desgaste dos pneus.

Você conhece algum outro aplicativo que pode ser útil ao agronegócio? Informe nos comentários desta matéria e colabore.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]