• Carregando...
Ministro disse que “falta apenas resolver algumas questões burocráticas no Ministério da Saúde do Japão” para a liberação ser efetivada. | Felipe Rosa/Gazeta do Povo
Ministro disse que “falta apenas resolver algumas questões burocráticas no Ministério da Saúde do Japão” para a liberação ser efetivada.| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo

O governo japonês anunciou nesta sexta-feira (2) que vai autorizar a importação de carne bovina brasileira. A notícia foi dada pelo vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do país asiático, Hiromichi Matsushima, durante conversa com o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Os dois tiveram um encontro em Cancún, no México, durante a 13ª Conferência da Biodiversidade (COP 13).

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Matsushima disse que “falta apenas resolver algumas questões burocráticas no Ministério da Saúde do Japão” para a liberação ser efetivada. O político japonês disse que negociações para se chegar à autorização ocorrem desde outubro com o secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki. Matsushima garantiu o fim das barreiras tanto para a carne bovina processada quanto a in natura.

Nem Zico, nem Gisele Bündchen: frango é o queridinho brasileiro no Japão

Frango foi o garoto-propaganda escolhido para impulsionar a carne suína do outro lado do oceano

Leia a matéria completa

Conforme o Mapa, o vice-ministro pediu ainda a Maggi que sejam aprovados estabelecimentos japoneses para exportar ao Brasil a carne bovina da raça wagyu in natura. A raça é considerada a que tem a melhor a mais cara carne do mundo. Um dos processos de criação de wagyu resulta no tipo “kobe beef”. Essa técnica garante uma alimentação especial, massagem, banho de saquê, consumo de seis litros de cerveja por dia e até acupuntura. O preço da carne desses animais chega a US$ 1.000 o quilo no Japão.

Maggi disse que o Mapa não tem restrições a essa importação e prometeu resolver a questão o mais rápido possível. “Talvez ainda neste ano.” Durante o encontro Blairo Maggi reforçou também que a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) reconhece a sanidade no Brasil como “excelente”.

Frutas brasileiras

O Brasil também vai abrir mercado no Japão para frutas: manga, melão e abacate são os focos principais do Japão. A liberação para o Brasil exportar produtos pets (rações e outros alimentos para animais de estimação) para os japoneses também foi discutida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]