• Carregando...
Em determinados setores, o Brasil fornece 99% da carne bovina consumida no país. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Em determinados setores, o Brasil fornece 99% da carne bovina consumida no país.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A Jamaica está adotando algumas das medidas mais duras contra a produção e a exportação de carnes do Brasil, após o caso da fraude investigada pela Polícia Federal. O governo do país caribenho apelou para que a população simplesmente não coma carne brasileira e ordenou que supermercados retirem de suas prateleiras os produtos a proteína bovina.

Todos os produtos considerados como sendo da lista da fraude do Brasil ainda serão retirados dos supermercados. Até que o caso seja examinado, a importação de carne brasileira será suspensa.

Em determinados setores, o Brasil fornece 99% da carne bovina consumida no país. O anúncio foi feito pelo ministro de Comércio, Karl Samuda, que organizou uma reunião de emergência e, numa nota pública, explicou as medidas que seu governo tomaria para garantir a “segurança do consumidor”. Testes químicos ainda vão ser realizados no mercado local para avaliar o impacto.

Nesta terça-feira (21), Hong Kong e o governo da Suíça também adotaram barreiras contra a carne nacional. Antes disso, Chile, Egito, China e União Europeia já haviam suspendido a importação de proteína vinda do Brasil, total ou parcialmente. Depois de anunciar bloqueio ao produto brasileiro, a Coreia do Sul voltou atrás e decidiu aceitar os embarques do país.

Esses mercados respondem por mais de 30% das exportações de carne do Brasil. Especialistas apontam que, caso os embargos não sejam cancelados, o prejuízo à economia pode passar de R$10 bilhões por ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]