• Carregando...
Com nova lei, potes do mel brasileiro podem ficar  altamente restritos ao mercado nacional | Andre Borges/Agência Brasília
Com nova lei, potes do mel brasileiro podem ficar altamente restritos ao mercado nacional| Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Nesta quarta-feira (18), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou uma preocupação após se reunir com representantes da cadeia de mel do Ministério da Agricultura. A CNA questiona o Projeto de Lei 36/2017, que dispõe sobre a mudança de classificação do mel, que altera a denominação “produto de origem animal” para “produto de origem mista”.

Segundo a confederação, a proposta coloca em risco as exportações do produto, pois países importadores não reconhecem tal classificação. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e está em tramitação no Senado Federal.

“Caso se confirme essa mudança, os produtores rurais também podem ser prejudicados, com elevação da oferta no mercado interno e consequente redução do preço pago ao produtor”, alertou Jonas Jochims, assessor técnico da Comissão de Empreendedores Rurais Familiares da CNA.

Nesta safra, a produção brasileira pode superar 40 mil toneladas de mel, dos quais 27 mil toneladas são destinadas à exportação, segundo a Confederação.

Além do tema mais polêmico (da mudança de denominação), a reunião da cadeia melífera tratou assuntos como a regulamentação da profissão do criador de abelhas, sobre trânsito e certificação sanitária de produtos de origem animal e sobre o Projeto Colmeia Viva, que traça metas para a atividade apícola.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]