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A Hyundai-CAOA, responsável pela comercialização dos modelos importados da fabricante sul-coreana e do Tucson nacional, é a marca preferida dos brasileiros em 2017. Ela obteve a maior pontuação (819) no Índice de Satisfação de Vendas de Veículos Novos (SSI Brasil), elaborado pela consultoria J.D. Power do Brasil.

Em segundo lugar aparece a Toyota (814), seguida da Ford (810), que saltou da oitava posição em 2016 para o terceiro lugar neste ano. Ainda no top 5 aparecem Hyundai-HMB, que vende a linha HB20 e Creta, e Kia (ambas com 803 pontos).

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As empresas com as menores pontuações na pesquisa da J.D. Power são Renault (774), Citroën (773) e Fiat (768). Ao todo, foram analisadas 15 marcas diferentes. O ranking é baseado nas avaliações de 3.700 proprietários de veículos zero km.

O estudo compreende uma análise da experiência de compra e entrega de veículos novos e examina a satisfação do cliente com o revendedor por meio de cinco atributos (relacionados em ordem de importância): entrega do veículo (24%); negociação (21%); teste de condução (21%); instalações (18%) e vendedor (17%). 

Conforme o levantamento, as condições desafiadoras do mercado no Brasil estão levando fabricantes e as concessionárias a melhorar a satisfação do cliente com o processo de vendas, de forma a gerar receitas adicionais e atender às expectativas de um consumidor cada vez mais exigente.

“As condições atuais do mercado estão motivando as concessionárias a concentrar seus esforços em garantir uma melhor experiência na venda de veículos novos”, afirma Fabio Braga, diretor de operações, J.D. Power do Brasil

Considerando a média da indústria com uma pontuação de 791, o estudo classificou as marcas como ‘entre as melhores’, ‘melhor que a maioria’, ‘na média’ e ‘abaixo da média’.

Mitsubishi e Peugeot ficaram de fora. Segundo a J.D. Power, elas não foram classificadas devido ao pequeno tamanho da amostragem.

Os cinco atributos:

  • Entrega do veículo: detalhamento da entrega técnica, pontualidade da entrega, condições do veículo, entusiasmo da equipe em tornar o processo agradável. 
  • Negociação: facilidade de chegar a um preço final, clareza nas explicações, celeridade na documentação, opções de pagamento e preço justo. 
  • Test-drive: disponibilidade, trajeto, atendimento do vendedor. 
  • Instalações da concessionária: aparência, conforto, variedade e facilidade de ver o estoque da revenda, conveniência do local e do horário de funcionamento. 
  • Vendedor: conhecimento do veículo, honestidade, entendimento das necessidades do cliente, cumprimento dos compromissos assumidos, atenção com o cliente.
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