• Carregando...
Bicicleta elétrica e dobrável alcança até 25 km/h. Marca tem ainda projeto de carros compartilhados para grandes cidades. | Fotos: Divulgação/Ford
Bicicleta elétrica e dobrável alcança até 25 km/h. Marca tem ainda projeto de carros compartilhados para grandes cidades.| Foto: Fotos: Divulgação/Ford

Com os olhos voltados para o futuro, a Ford estuda o uso compartilhado de veículos nas grandes cidades e a produção de bicicletas elétricas e dobráveis capazes de alcançar velocidades de até 25 km/h. A marca revelou esses e outros planos para os próximos anos durante o Seminário de Tecnologia e Conectividade, realizado em São Paulo.

Dois dos assuntos mais comentados quando o assunto é mobilidade, os carros autônomos e mais conectados também estiveram na agenda. A Ford não deu detalhes ou mesmo um prazo para a chegada do primeiro carro feito pela empresa que dirige sozinho, mas se limitou a dizer que o avanço é ‘rápido’. As fabricantes do segmento automotivo ainda dependem de leis mais claras em torno dos autônomos.

Conectividade é um dos recursos presentes nos modelos da marca.

Entretanto, a empresa indicou algumas tecnologias que estarão presentes nestes veículos. Uma delas é a comunicação de automóvel para automóvel, o que é testado em dois protótipos usados pelo governo britânico. A utilização de informações coletadas dos veículos para entender a maneira como as pessoas dirigem para aperfeiçoar a condução autônoma é outro avanço neste sentido.

De acordo com a fabricante, apenas um veículo gera até 25 GB de dados por hora. Para preservar a privacidade dos motoristas, a Ford declara que as informações são coletadas só em caso de autorização dos usuários. A montadora tem um Centro de Pesquisas e Inovação no Vale do Silício, na Califórnia, que tem parecerias com empresas e universidades da região.

Tecnologias de agora

No entanto, a marca norte-americana oferece algumas tecnologias autônomas em seus veículos. O exemplo usado foi o Novo Focus, que chegará ao mercado no segundo semestre. O modelo virá com um sistema de frenagem automática, quando identifica situações de risco em velocidades de até 50 km/h; e com o assistente de estacionamento, que ‘encontra’ vagas em que caibam o veículo e mostram quais são os movimentos do motorista ao volante. A Ford não informou em quais versões esses recursos estarão disponíveis.

A fabricante oferece ainda o sistema de conectividade AppLink, que permite o acesso a aplicativos do celular na tela da central multimídia; e o assistente de emergência Sync, que em caso de acidentes liga diretamente para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) informado a localização do veículo e corta o combustível.

* O jornalista viajou a convite da Ford
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]