• Carregando...
 | Reprodução/Youtube
| Foto: Reprodução/Youtube

Foram oito horas, mais de duas mil voltas no circuito e cerca de 374 quilômetros percorridos com o novo M5: foi assim que a BMW estabeleceu o novo recorde mundial de drift mais longo, recuperando o título que conquistou em 2013 e perdeu no ano seguinte. 

O anúncio do novo recorde foi feito por meio de dois vídeos (em inglês) divulgados nas redes sociais da marca na madrugada desta terça-feira (09), um da quebra do recorde (ver abaixo) e outro de toda a preparação necessária para alcançar o objetivo. 

>> Tesla revela o carro mais rápido do mundo, que bate Bugatti, Porsche e até F1

Isso porque, além da marca impressionante, os envolvidos no processo não queriam que ele fosse “chato” e que as pessoas não quisessem assistir registros do momento - seriam oito horas de derrapagem, afinal. Assim, eles desenvolveram uma forma de reabastecer o carro em movimento, evitando que o drift tivesse que ser interrompido, embora as regras permitam paradas para encher o tanque.

Baseado no reabastecimento de aviões militares, o sistema criado pela BMW requereu que duas unidades do M5 fossem adaptadas - uma para o drift e a outra responsável pelo reabastecimento, perdendo os bancos traseiros para a inclusão de tanques e permitir a conexão dos dois veículos.

Assim, durante a derrapagem, quando o carro do piloto Johan Schwartz estivesse com pouco combustível, o segundo veículo derraparia ao seu lado para que um terceiro membro da equipe, com o corpo pendurado na janela, encaixasse “a bomba de combustível“ no primeiro carro, permitindo o reabastecimento.

De acordo com o time envolvido, entre os riscos estavam o de haver algum vazamento e algum dos carros começar a pegar fogo, o de a pessoa responsável pelo abastecimento ser esmagada entre os carros ou de a mangueira de combustível quebrar impedindo o reabastecimento.

Além disso, o desgaste do próprio piloto, que relata dores musculares e dormência nos pés nos vídeos, poderia acabar com o sonho do novo recorde. Apesar de tudo, o objetivo foi alcançado e com sobra: o recorde anterior era do piloto Harald Müller, que derrapou por 143 quilômetros em um Toyota GT86.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]