• Carregando...
 | Divulgação/
| Foto: Divulgação/

Para celebrar seus 100 anos em 2016, o grupo BMW decidiu criar quatro conceitos que sintetizam como será o desenvolvimento dos seus carros nos próximos 100 anos.

A série Vision Next 100 completa a família do futuro com a apresentação de um protótipo criado pela BMW Motorrad, divisão de duas rodas da montadora.

A cada novo conceito uma cidade diferente no mundo é escolhida para ser o palco da revelação. Um esportivo com carroceria flexível surgiu em Munique, um Rolls-Royce completamente autônomo (sem a necessidade de motorista) foi mostrado em Pequim e um Mini elétrico apareceu em Londres.

Desta vez, coube à Los Angeles, na Califórnia (EUA), virar palco de uma moto que parece ter saído de um filme de ficção científica.

E o que o futuro nos reserva? Na proposta da BMW, o modelo teria como destaque, além do visual, é claro, o sistema de auto equilíbrio que manteria a moto na posição vertical, tanto parado quanto em movimento.

É uma dádiva para os pilotos novatos e também para os mais experientes, que poderiam realizar manobras mais audaciosas sem o risco de passear pelo chão.

Isso explica a ausência de capacete nas imagens divulgadas, uma vez que a moto estará sempre em pé e o risco de acidentes é quase nulo. Além disso, ela utilizará um conexão para ‘conversar’ com outros veículos a sua volta para evitar colisões.

As rodas serão calçadas com pneus de sulcos em 3D, que se ajustam na profundidade conforme as condições da pista.

“Seu potencial de conectividade e seu sistema de autoequilíbrio ajudarão a proteger o motociclista em qualquer momento, e não será preciso usar capacete”, disse Edgar Heinrich, chefe de design da BMW Motorrad.

O executivo admite que pilotar motos sem equipamento de proteção é, no momento, uma fantasia, entre outras coisas porque a utilização do capacete é obrigatória em muitos países.

LEIA MAIS: Vídeo: BMW revela o carro do futuro para os próximos 100 anos

Equipamentos especiais

A condução também seria facilitada pela tecnologia, concentrada em dois itens responsáveis por guiar o piloto: o primeiro é um visor que exibe as informações necessárias durante o trajeto, substituindo painel de instrumentos.

Os dados aparecem conforme ao olhar para cima ou para baixo. Já a atenção na via, em frente, deixa o visor limpo para não atrapalhar ou distrair o motociclista. As informações vão desde a velocidade às condições da pista.

LEIA MAIS: BMW celebra 100 anos de história, que começou com motores de avião

O outro equipamento é uma roupa especial desenvolvida com materiais inteligentes, que vai além da simples proteção à chuva e vento. Ela é revestida de sensores que monitoram o estado físico do piloto.

Ao identificar que a temperatura está aumentando ou diminuindo, o dispositivo regulará pequenos orifícios para abrirem ou fecharam alterando o nível de ventilação conforme a necessidade.

A roupa inteligente atuará também como complemento ao GPS, vibrando nos braços e pernas para avisar o momento de dobrar uma esquina, por exemplo. Alertará ainda sobre perigos e obstáculos no percurso.

Normalmente, quando nós desenvolvemos uma motocicleta, nós procuramos pensar com cinco a 10 anos de antecedência. Neste projeto, olhamos muito mais à frente e encontramos algumas perspectivas muito atraentes.

Edgar Heinrich, chefe de design da BMW Motorrad.

Inspiração na pioneira

A BMW R32 1923, primeira moto feita pela marca, serviu de inspiração para a Motorrad Vision Next 100.

Mas nem tudo é futurístico na Vison Next 100 duas rodas . A forma do quadro desenhando um triângulo na cor preta, combinado com as linhas prateadas, foi incorporado da BMW R32 1923, a primeira motocicleta feita pela fabricante bávara.

O desenho do motor também remete à clássica linha boxer da marca. No entanto, a semelhança para por aí, que o propulsor é totalmente elétrico, com zero emissão de poluentes.

Detalhe: ele muda a sua aparência de acordo com a circunstância. Se a moto está parada, o bloco recua para o interior do chassi. Assim que o veículo entra em movimento, a unidade de força se projeta para fora, melhorando a aerodinâmica e aumentando a proteção do piloto.

LEIA MAIS: Rolls-Royce mostra novo carro que é puro luxo e não precisa de motorista; veja fotos

Com uma única estrutura, na qual o assento está unido a um painel de instrumentos digital formando uma longa linha aerodinâmica, o corpo da Motorrad Vision Next 100 é oco e permite ver o motor.

O assento, a tampa do quadro superior e boa parte da carenagem são feitas de carbono. O toque ultramoderno do projeto fica mais valorizado pela ausência de botões na área frontal, exceto por um interruptor vermelho na extremidade do lado direito do guidão.

Quando o protótipo estará disponível para rodar nas ruas e estradas? A previsão é apenas em 2030.

Mini elétrico é um dos quatro conceitos idealizados para comemorar os 100 anos da BMW em 2016.

Mini elétrico é um dos quatro conceitos idealizados para comemorar os 100 anos da BMW em 2016.

Mini elétrico é um dos quatro conceitos idealizados para comemorar os 100 anos da BMW em 2016.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]