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Tem visto muito Honda HR-V, Jeep Compass e Hyundai Creta pelas ruas? Não é impressão, não. O trio começa a protagonizar uma briga acirrada no segmento de utilitários esportivos e crossovers.

Tudo leva a crer que eles vão duelar pela preferência do consumidor em 2017, acompanhados um pouco mais distante de Jeep Renegade, Nissan Kicks e Renault Captur.

Os números de vendas na primeira quinzena de abril deixam em aberto quem fechará o mês no primeiro posto da categoria. Certo é que pelo menos dois deles estarão entre os dez carros mais emplacados.

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Até o momento, o HR-V licenciou 1.819 unidades em abril, apenas oito exemplares a mais que o Compass (1.811). O Creta aparece um pouco mais atrás, com 1.561 – 258 carros de diferença para o Honda. No ranking geral de vendas, são oitavo, nono e 12.º.

Na contramão do Compass está o Renegade, que pelo jeito deixará a briga pela liderança do segmento para o irmão maior. O modelo compacto está com 1.078 emplacamentos, na 25.ª posição da tabela.

Top 15

Emplacamentos na 1.ª quinzena de abril

Modelo Unidades
1.º Chevrolet Onix 5.439
2.º Hyundai HB20 4.110
3.º Ford Ka 3.106
4.º Volkswagen Gol 2.556
5.º Toyota Corolla 2.525
6.º Chevrolet Prisma 2.264
7.º Renault Sandero 1.924
8.º Honda HR-V 1.819
9.º Jeep Compass 1.811
10.º Fiat Toro 1.708
11.º Toyota Etios 1.663
12.º Hyundai Creta 1.561
13.º Fiat Strada 1.536
14.º Volkswagen Fox/ CrossFox 1.505
15.º Fiat Mobi 1.492
Fonte: Fenabrave

Honda HR-V ganha reforço da Touring

Sucesso de vendas desde o lançamento, o HR-V foi o responsável por desbancar o reinado de longa data do Ford EcoSport.

A modelo começa em R$ 79.900 na versão LX, com câmbio manual de 5 marchas, mas as configurações que vendem realmente são a EX (R$ 93 mil) e a EXL (R$ 101.400), ambas com câmbio CVT.

O motor 1.8 flex rende 139/ 140 cv e 17,5/ 17,7 kgfm de torque (gasolina/ etanol). De série, traz controles de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico, som com bluetooth, além dos básicos ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos.

A partir da EX entrega também piloto automático, comandos de áudio no volante, som com tela de 5 polegadas, câmera de ré, faróis de neblina, volante revestido em couro e rack de teto.

Recentemente, o crossover (mistura de utilitário com características de minivan e sedã) ganhou o reforço da versão Touring (R$ 105.900), com agrega mais detalhes no acabamento e novos equipamentos de conforto e segurança. Destaque para os faróis em led com luzes diurnas, sensores de chuva e de estacionamento traseiro e airbags do tipo cortina.

Compass é a evolução do Renegade

A segunda geração do SUV médio passou a ser feita em Pernambuco com status de produto global. Disponível em quatro versões - Sport, Longitude, Limited e Trailhawk -, um dos trunfos do carro é começar abaixo dos R$ 100 mil (R$ 99.990), o que o coloca em briga direta com o HR-V.

E já nesta faixa de preço, o Jeep possui um motor mais forte que o concorrente. O 2.0 TigerShark flex rende 159/ 166 cv e 19,9/ 20,5 kgfm, associado à transmissão automática de 6 velocidades.

Números também superiores aos do Renegade 1.8 flex – 135/ 139 cv e 18,8/ 19,3 kgfm. Aliás, o Compass é uma evolução do irmão menor também no tamanho e espaço. É 19 cm mais comprido, totalizando 4,42 m, além de 2,64 m de entre-eixos (ante 2,57 m). No porta-malas, são 410 l de capacidade contra 260 l do Renegade.

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A versão flex representa 70% das vendas do Compass, mas se o cliente preferir ainda há a opção 2.0 turbodiesel, de 170 cv e 35,7 kgfm, com câmbio de 9 marchas. Ela começa em R$ 132.990.

O modelo traz desde a configuração de entrada Sport direção elétrica, ar-condicionado, sensor e câmera de ré, banco do motorista com regulagem elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, controle de velocidade de cruzeiro, multimídia com tela de 5” e navegação e rodas de 17”.

Hyundai Creta aposta no preço

Baseado na plataforma do sedã Elantra, o Creta é um dos modelos mais baratos da categoria. Começa em R$ 72.990 na versão 1.6 Attitude flex, de 123/ 130 cv e 16,0/ 16,5 kgfm, administrada pela caixa de 5 marchas. O motor, neste caso, é o mesmo do HB20, porém, com ligeira recalibração.

No entanto, cerca de 80% das vendas está concentrada nas opções com o câmbio automático de 6 velocidades, disponível no propulsor 1.6 (R$ 85.240) e única opção no 2.0 flex (R$ 92.490), de 156/ 166 cv e 19,1/ 20,5 kgfm – a mecânica foi emprestada do ix35.

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Ao todo são cinco configurações, sendo que a mais cara, a Prestige 2.0, custa R$ 99.490, posicionada na faixa de preço inicial do Compass. De série, o Creta vem com direção elétrica, start-stop (desligamento automático do motor em paradas rápidas no trânsito), sistema de som com botões no volante, rodas de liga aro 16 e monitoramento de pressão dos pneus.

Controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas a partir da versão logo acima, a Pulse 1.6 (R$ 78.290).

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