• Carregando...
 | /
| Foto: /

O carro mais caro vendido no Brasil atualmente é o Rolls-Royce Phantom. Para comprar um exemplar zerinho na única concessionária da marca inglesa no país, em São Paulo, é preciso ter na conta bancária pelo menos R$ 4,8 milhões.

Apesar dessa imensa fortuna sobre rodas, são necessários duas unidades do sedã superluxuoso para chegar perto do preço cobrado por uma unidade rara do Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse World Record Edition. O modelo está à venda em uma loja de Londres, a H.R. Owen, por 1,795 milhão de libras esterlinas, ou cerca de R$ 10,5 milhões.

O roadster fazia parte de uma produção limitada de apenas oito unidades, lançada para comemorar o recorde mundial de velocidade para um carro de produção. O exemplar à venda possui pintura na cor laranja e detalhes em fibra de carbono, que foi a combinação escolhida para celebrar o recorde de velocidade. Ele teve um único dono, que rodou apenas 1.818 km com o carro.

A Bugatti, que integra o Grupo Volkswagen, produziu 450 unidades do Veyron, sendo 150 na versão roadsters. O modelo foi aposentado em 2015, sendo substituído pelo Chiron. O Veyron Grand Sport Vitesse está entre dez carros mais caros do planeta.

Polêmica

O Veyron 16.4 Super Sport vinha equipado com um motor 8.0 de 16 cilindros com quatro turbos, que rendia 1.200 cv e 152,9 kgfm. O recorde de velocidade obtido em 2010 foi de 431 km/h (268 mph) e acabou indo para o Guinness – O Livro dos Recordes.

Porém, o registro motivou uma polêmica. A norte-americana Hennessey alegou que a versão de produção do modelo francês era limitada a 415 km/h (258 mph), ou seja, a configuração usada para conseguir tal façanha não estava disponível aos clientes – na verdade o limitador de velocidade havia sido desligado pela Bugatti. Segundo a fabricante, o seu Venon GT deveria ficar com o título, com 427,6 km/h (266 mph).

A Guinness retirou o recorde e decidiu fazer uma avaliação mais detalhada. Uma semana depois a publicação reestabeleceu a marca para o Veyron. A decisão foi de que “mudanças relacionadas ao limitador de velocidade não alteram o design ou a motorização do carro”.

Venon GT na pista do Cabo Canaveral.Hennessey/Divulgação

Em 2014, porém, o Venon GT foi a 435 km/h (270 mph) ‘voando’ no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), e venceu a queda de braço. Contudo, o Guinness Book não reconheceu o modelo como mais rápido do planeta. Tudo porque recordes de velocidade devem ser calculados em mais de uma corrida, para comprovar a veracidade das informações.

De qualquer forma, a Hennessey produziu três unidades especiais do Venon GT, batizada de World’s Fastest Edition, para celebrar a vitória na queda de braço com o Veyron.

O modelo norte-americano é equipado com o motor V8 6.2 biturbo do Corvette, retrabalhado para se tornar um 7.0 de 1.261 cv. O superesportivo alcance 300 km/h em apenas 13,18 segundos.

Bugatti Veyron 16.4 Super Sport: 431 km/h

Marca obtida em 2010 pelo modelo francês.

+ VÍDEOS

Hennessey Venon GT: 435 km/h

Marca obtida em 2014 pelo modelo norte-americano.

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]