• Carregando...
Acionar o freio de mão gradativamente é um dos procedimentos para tentar  frear o veículo. | Bigstock/Divulgação
Acionar o freio de mão gradativamente é um dos procedimentos para tentar frear o veículo.| Foto: Bigstock/Divulgação

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo na rodovia durante uma descida e vê aquela curva acentuada se aproximar. Pisa no freio e... nada acontece. Embora seja raro em modelos novos, não estamos livres desse risco. O que fazer? A regra número um parece óbvia, mas é fundamental manter a calma. E depois...

■Tire seu pé do acelerador e tente buscar uma faixa de rolagem, à direita, sinalizando com o pisca-alerta.

■Entenda o que acontece com o pedal. Se ele estiver afundado, tente bombeá-lo, pois se for um problema no cilindro-mestre ou falta de fluido, ele pode voltar a funcionar.

Se ele estiver firme, mas no começo do curso, pode ser que haja algum objeto sob ele, como o tapete, por exemplo.

LEIA MAIS: Fuja da banguela! Por que descer com o carro engatado é sempre a melhor escolha

■Se nada acontecer, esqueça o pedal e apele para o freio-motor. Reduza marcha a marcha, mas sempre esperando o motor baixar das 4.000 rpm.

Se o carro for automático, selecione o modo manual e faça o mesmo, ou mude a alavanca para o modo L (Low), caso haja esse recurso.

■ Também pode ajudar acionar o freio de mão. Aperte o botão de destravamento e puxe a alavanca gradativamente, para evitar que as rodas travem - o que fará o carro sair de controle.

LEIA MAIS: Dicas para evitar que a viagem de fim de ano ou de férias acabe pelo caminho

Se houver espaço para os lados, faça um zigue-zague, pois o aumento do atrito dos pneus com o solo ajuda a reduzir a velocidade.

■ Por fim, se nada adiantar, use o guard-rail, forçando o carro contra ele. Sua vida vale mais do que os danos materiais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]