• Carregando...
 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

“Completa até a boca, chefia?” A frase (e atitude) tão comum nos postos de combustíveis pode estar com os dias contados. O projeto de lei 3327/2015 em tramitação na Câmara dos Deputados quer proibir o famoso ‘chorinho’ ao completar o tanque de combustível

O limite passaria a ser no acionamento da trava de segurança da bomba de abastecimento (ao ouvir o clique). A proposta também obrigará os postos a instalarem filtro nas bombas. Elaborada pelo deputado Giovani Cherini (PDT/RS), a medida agora está sob a avaliação da Comissão de Seguridade Social e Família.

LEIA MAIS: Motoristas formam fila para abastecer em postos com preço antigo

De acordo com o texto do projeto, a proibição visa diminuir a emissão de gases poluentes que vem do tanque do veículo. O abastecimento ‘a mais’ faz com que o combustível encharque o filtro, comprometendo a sua eficiência em filtrar o vapor da gasolina que passa por ali. O deputado entende que desta forma a poluição seria eliminada no meio ambiente

Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

A justifica também se aplica à exigência de um filtro na parte externa do bico de abastecimento nas bombas. O dispositivo “deve conter elementos que retenham os vapores de solventes oriundos do tanque de combustível, por ocasião do abastecimento, impedindo a dispersão dos mesmos no meio ambiente", diz o projeto. 

LEIA MAIS: De Sandero a Ferrari, confira os carros campeões de consumo no Brasil

Cherini explica no documento que apesar da presença do filtro no tanque de combustível, ainda sim a emissão de gases tóxicos é extremamente alta e maléfica ao frentista e ao consumidor.O parlamentar argumenta ainda que gasolina contém diversas substâncias perigosas à saúde, o que impacta diretamente na saúde do frentista. 

LEIA MAIS: Após reajuste, litro da gasolina já chega a R$ 3,89 em Curitiba

“Em curto prazo pode provocar dor de cabeça, sonolência, tontura, náusea, vômito e irritação das vias respiratórias, pele e olhos. Já a exposição prolongada aos vapores de combustível pode causar doenças sérias, como distúrbio de comportamento, irritabilidade, atingindo o sistema nervoso central e causar o câncer ocupacional", descreve a proposta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]