• Carregando...
 |
| Foto:

As leis de trânsito são fundamentais para disciplinar os motoristas e tonar as ruas e estradas mais seguras. Proibir de dirigir sob efeito do álcool ou estabelecer limites de velocidade, por exemplo, são medidas bastante compreensíveis. 

Há outras até óbvias, como não guiar com as luzes apagadas durante à noite. No entanto, existem países em que as normas não fazem muito sentido e até chegam a ser bizarras para o senso comum das pessoas. Compilamos algumas dessas esquisitices em diferentes trânsitos pelo mundo. Prepara-se!

 Lave-me, por favor! 

iStockphoto.com

A correria do dia dia nem sempre permite manter o carro o limpo com regularidade. Mas na Rússia e na Romênia isso não é desculpa. Circular com o veículo muito sujo é proibido e rende multa. 

A avaliação de ‘muito sujo’, porém, dependerá do policial. Na dúvida, é melhor manter a lataria brilhando! 

Domingo sagrado! 

Por falar em lavar o carro, no Brasil essa prática é comum nos fins de semana. E o domingo pela manhã é um dos dias preferidos. 

Mas se você morar na Suíça, este dia deve ser usado para outros hábitos, menos limpar o veículo. Fazer isso no domingo no país europeu é proibido. 

Só de passageira 

Ser mulher na Arábia Saudita significa ter algumas restrições imposta pela cultura local. Além de circular pelas ruas com uma vestimenta que cobre todo o corpo, ela também não pode conduzir veículo. Só de passageira.

LEIA MAIS: Tem o hábito de apoiar os pés no painel do carro? Nunca faça isso; entenda!

Na minha casa não 

As picapes grandes são os modelos preferidos do consumidor norte-americano. E o tamanho GG deste tipo de veículo ocupa um belo espaço nas vias. Imagine na hora de estacionar! 

No estado da Flórida se você tem uma picape grande, só poderá estacioná-la em frente a uma residência se ela for de sua propriedade. Já outros modelos estão liberados. 

Estilo ao volante 

Curtir as férias em algumas cidades da Espanha, como Madri ou Barcelona, significa levar na bagagem o óculos de sol. 

O acessório será obrigatório caso venha assumir o volante. A legislação do país proíbe dirigir em dias de sol sem óculos com lentes escurecidas. 

Esconde-esconde 

Antes de ligar o carro, temos o costume de ajustar os retrovisores, espelho interno e posição do banco. 

Na Dinamarca, existe mais um cuidado e precede todos os citados acima: olhar embaixo do veículo! Nunca se sabe se há um animal escondido, uma pessoa, ou mesmo um viking! 

Passageiro animal 

Sem dúvida esta é lei de trânsito mais bizarras da lista. Ter um gorila em casa já é um absurdo, agora imagine levá-lo para passear de carro! 

Em Minnesota (EUA) é permitido, desde que o inusitado passageiro vá no banco de trás. 

 Visão além do alcance 

O pedestre tem prioridade no trânsito em qualquer lugar do mundo. Na Cingapura, então, a preocupação é extrema. Os agentes locais ficam de olho para que os carros respeitam uma distância mínima de 50 metros das pessoas que atravessam a rua. 

Desrespeitar isso é passível de multa. O difícil é enxergar o pedestre a 50 m! 

Não vai dar praia 

Outra norma difícil de acreditar e que também é exigida nos Estados Unidos. No estado de Kentucky as mulheres só podem dirigir com roupas de banho se tiverem equipadas com um instrumento de defesa pessoal ou então acompanhadas de dois policiais. 

LEIA MAIS: 5 erros que você nunca deve cometer ao comprar um carro

Direção naturista 

Na Alemanha, a lei é mais liberal: os motoristas podem dirigir sem roupa, pois o carro é considerado um ambiente particular. 

Ou melhor, quase sem nada. É recomendável usar um calçado, pois do contrário arrisca perder a cobertura do seguro em caso de acidente. 

 Corcova de respeito 

Quem já visitou os Emirados Árabes percebeu que os camelos são animais que possuem grande prestígio e respeito. 

Tanto que eles têm preferência de circulação em qualquer via pública, mais até que os próprios veículos. Nem pense em atropelar um quando visitar a região, é problema na certa com as autoridades. 

 Multa no olhômetro 

Se esta lei é praticada no Brasil, certamente seria mais uma a ser atribuída à “indústria das multas”. 

Veja só, na Áustria a polícia pode multar o motorista por excesso de velocidade. Até aí tudo bem, porém não é necessário ter um radar de aferição. Basta o policial usar o ‘olhômetro’! A regra vale para áreas com limite até 30 km/h e a multa é aplicada caso o agente ache que o limite foi ultrapassado. 

Dublê de Velozes e Furiosos 

Os Estados Unidos são campeões de normas estranhas. Que tal bancar um personagem de Velozes e Furiosos e saltar de um carro para outro com o veículo em movimento? 

Acha uma loucura? Pois na cidade de Glendale, na Califórnia, a arriscada peripécia é permitida, porém com um condição: desde que os veículos estejam alinhados e a uma velocidade inferior a 65 mph (104 km/h).

Par ou ímpar?

Em algumas cidades espanholas, as regras de trânsito beiram o perfeccionismo. Imagina ter de estacionar do lado da rua onde as casas tem números pares quando o dia também for par e do lado das ímpares quando o dia for ímpar. Parece mentira, mas não cumprir a determinação é multa na certa. 

Se atropelar, não coma!

Ao transitar por rodovias é comum vermos pelo caminho animais que morreram atropelados. Geralmente, sentimos pena do pobre bichinho. 

No entanto, os legisladores da Vírginia (EUA) acreditam que há pessoas que sentam vontade de parar o carro, descer e fazer uma refeição gratuita com o que sobrou do bicho. Sim, por lá é proibido comer animais mortos na beira da estrada. 

Sem contato, por favor

Uma cena tão comum entre casais ou pais e filho não é vista em Hartford, no estado de Connecticut (EUA). Atravessar as ruas de mãos dadas.

Isso mesmo, essa atitude que desde que o carro foi inventado é passada de geração para geração como medida de segurança é tida como ‘irregular’ na cidade norte-americana. 

Amasso liberado

Quem já não namorou no carro pelo menos uma vez na vida! E nos estacionamentos de parque ou mesmo na rua são comuns uns amassos mais acalorados. Isso quando não chega a polícia para atrapalhar o momento de carinho.

Em Idaho (EUA), os casais mais assadinhos não precisam se preocupar de serem flagrados em abordagens policiais. Pois, se a autoridade cruzar com um veículo parado num local sob suspeita de que há um casal namorando dentro, o procedimento antes é buzinar ou piscar os faróis e aguadar pelo menos três minutos para evitar constragimento da surpresa. Atitude sensata.

Quando a calçada vira rua

Deixar o carro estacionado em cima da calçada já seria um absurdo, atrapalhando a passagem de pedestres. O que dizer então se pudesse trafegar! Em Oregon (EUA), rodar com o veículo pela calçada é permitido. E as pessoas que circulam por ali? Ah, pelo jeito é só buzinar ou gritar para sair da frente...

Discriminação no cuspe

Cuspir no chão é um ato de má educação, para não dizer nojento. Por isso, é cabível uma lei que proíba que a  pessoa faça isso pela janela de um carro ou de um ônibus, como acontece em Marietta, na Georgia (EUA).

Só que tal comportamento primitivo está liberado se a cusparada vier de dentro de uma picape ou caminhão. Vai entender...

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]