• Carregando...
Pesando  8 toneladas, modelo personalizado é a  prova de bombas, granadas e até mísseis leves. | ERIK MARTENSSON/AFP
Pesando 8 toneladas, modelo personalizado é a prova de bombas, granadas e até mísseis leves.| Foto: ERIK MARTENSSON/AFP

Nesta sexta-feira Donald Trump toma posse frente ao Congresso americano, assumindo a presidência dos Estados Unidos, tornando-se o 45º presidente do país. Polêmico, chegou em um carro personalizado, o Cadillac One, apelidado de The Beast.

Não é à toa que o modelo leva este apelido, além de pesar cerca de 8 toneladas, foi desenvolvido com base no chassi de um caminhão GMC Topick. Suas portas são tão pesadas que é impossível abri-las pelo lado de dentro.

LEIA TAMBÉM: Novo Audi A3 Sedan chega ao mercado brasileiro na versão 1.4 Flex

O motor do veículo presidencial é o V8 6.5 diesel. As lanternas são do antigo DTS e os faróis do utilitário Escalade. Além de ser fortemente blindado, é equipado com armas incluindo canhões de gás lacrimogêneo, uma espingarda e bolsas de sangue do tipo de Trump para uma emergência. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 15 segundos, a velocidade máxima chega a 96 km/h (60 mph) e o consumo estimado é de 3,4 km/l.

Feito para resistir ataques químicos e biológicos, a limusine é feita de aço, alumínio, titânio e materiais de cerâmica sendo à prova de bombas, balas, granadas e até mísseis leves. O único vidro que abre é o do motorista (e ainda bem pouco!), que tem como função estacionar o veículo longe de multidões, para evitar situações de risco.

LEIA TAMBÉM: Dirigir carro conversível com a capota abaixada traz riscos à audição

Os pneus também são especiais, produzidos com um material que combina borracha especial e kevlar e com bordas de aço que blindam para que rodem mesmo vazios. O tanque de combustível é protegido com uma espuma especial para impedir que pegue fogo mesmo se atingido e a cabine de passageiros é totalmente selada contra um eventual ataque de produtos químicos.

Construído pelo serviço secreto norte-americano e produzido pela GM, o Cadillac One tem espaço para 7 pessoas e custou mais de U$ 15 milhões para ser desenvolvido.

Trump chegando para a cerimônia de posse. PAUL J. RICHARDS/AFP
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]