• Carregando...
 | Guilherme Valadares/ Designer: Guilherme Paixão
| Foto: Guilherme Valadares/ Designer: Guilherme Paixão

As facilidades oferecidas pelos aplicativos se estendem para os donos de veículos que querem ter um maior controle sobre os gastos, aproveitar ao máximo o desempenho e não ficar na mão ao procurar por uma vaga de estacionamento ou uma oficina mecânica.

Para ficar por dentro de alguns dos programas disponíveis para download, o enkontra.com veículos pesquisou as aplicações mais populares e bem avaliadas para celulares com sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple).

Combustível

Na sequência (esq. para dir.): Álcool ou Gasolina, Chefia?, Preço dos Combustíveis e Fuelio

Com a gasolina a uma média de R$ 3,50 e o etanol na casa dos R$ 2,62 em Curitiba, toda economia é bem-vinda. E aplicativos não faltam para ajudar nessa tarefa. Um dos mais populares é o Álcool ou Gasolina, Chefia?, uma calculadora que indica qual é a opção mais em conta.

Já o Preço dos Combustíveis mostra os postos mais próximos de onde está o condutor, a bandeira deles e quanto custa o etanol e a gasolina em cada lugar.

Com foco no desempenho, o Fuelio, por sua vez, cria relatórios e gráficos do gasto médio, da autonomia e da quilometragem dos carros, mas está disponível apenas em inglês. Os três têm o download gratuito.

Manutenção

Carrorama e Carango.

Os combustíveis, no entanto, representam apenas uma fração dos gastos com o veículo, que envolvem o pagamento do IPVA, do seguro e os custos de manutenção. Para esta tarefa, há ao menos dois aplicativos: Carrorama e Carango.

O primeiro calcula todas as despesas do modelo e oferece lembretes de quando deve ser paga uma parcela do seguro ou feito um reparo. Outra alternativa é o Carango, que tem as mesmas funções, além de trazer detalhes das despesas com combustível. Ele pode ser usado para controlar os dados de mais de um veículo. Ambos são gratuitos.

Oficinas

Guia de Oficinas e Porto Seguro .

Como toda máquina, os carros exigem manutenções constantes e podem, às vezes, nos deixar na mão quando menos esperamos.

Entre os apps que auxiliam nestas situações está o Guia de Oficinas. Por meio dele, é possível localizar os estabelecimentos mais próximos de onde o veículo está, com endereço, telefone e e-mail .

Já os contratantes da seguradora Porto Seguro têm a mão um aplicativo exclusivo pelo qual o cliente encontra centros automotivos próximos, solicita e acompanha o deslocamento de guinchos e usa a aplicação como cartão virtual para validar os atendimentos. Ambos não têm custo para o usuário.

Estacionamento

Na sequência: LetsPark, Back to Car e Cadê Meu Carro.

Em cidades grandes, achar um estacionamento vago é um trabalho árduo. Para facilitar a busca, uma alternativa é o programa LetsPark, que indica estabelecimentos próximos para o condutor deixar o veículo. Nele, o motorista sabe o valor cobrado conforme o período – seja por hora ou por mês – e os horários de funcionamento. A aplicação é colaborativa e os dados são fornecidos pelos próprios usuários.

Já para quem costuma esquecer onde deixou o automóvel, há várias opções, como o Back to Car e o Cadê Meu Carro, que são úteis para achá-lo em estacionamentos de shoppings ou na rua. Todos são de graça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]