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O segmento de SUV e crossover veio para ficar. As opções não param de chegar ao mercado, em diferentes tamanhos e bolsos. O Salão Internacional de São Paulo, que acontece de 10 a 20 de novembro, exibirá algumas das novidades que estarão nas lojas em breve.

Para quem está pensando em renovar a garagem ou entrar no universo do modelos ‘altinhos’ e com espaço de sobra para levar toda a família, listamos os nomes que prometem atrair as atenções em 2017 e incomodar as campeões de venda Honda HR-V e Jeep Renegade, e alguns premium tradicionais como Hyundai ix35, Honda CR-V e Toyota RAV4.

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O inédito crossover da Honda fará sua estreia mundial no Salão Internacional de São Paulo, de 10 a 20 de novembro. Ele ficará posicionado logo abaixo do HR-V em tamanho e preço.

Segundo a marca, o WR-V foi desenvolvido para o mercado brasileiro. Ainda não foram divulgadas imagens reais do carro e nem detalhes mecânicos, mas é esperado que ele compartilhe a plataforma e o conjunto acertado do Fit: motor 1.5, de 116 cv e 15,3 kgfm, associado à caixa automática CVT - também deverá vir com opção manual de cinco marchas.

Não deverá ser dessa vez que a Honda promoverá a estreia no Brasil do propulsor 1.0 turbo, algo que deve ocorrer no segundo semestre de 2017, justamente por meio do WR-V.

A Hyundai anunciou que vai produzir o Creta em Piracicaba (SP), na mesma linha da família HB20. O novo SUV de pequeno porte será exposto ao público durante o Salão de São Paulo.

O modelo já é produzido na China (onde é chamado de ix25), na Índia e na Rússia. A versão brasileira, segundo a empresa, terá visual e equipamentos exclusivos.

O utilitário terá uma base emprestada do sedã Elantra, e não do HB20, que é montado sobre a base mundial do i20. Ele dividirá o mesmo motor 1.6 do hatch, com ajuste para render mais que os atuais 128 cv, mas também virá com um propulsor 2.0.

A marca não adiantou as potências de ambos, que deverão ser administrados pelas transmissões (manual ou automática) de 6 velocidades do HB20.

Desbravador do segmento de SUVs compactos, o EcoSport enfim passará por atualizações para enfrentar a forte concorrência.

A renovação é oportuna para o ex-líder absoluto do segmento. Por fora, o facelift passa por faróis (que terão luzes diurnas em led), grade, para-choque (que ganha uma peça prateada similar a um peito de aço) e capô – além do conjunto ótico traseiro, que ficará bem parecido com o do Edge.

Lá atrás, o Eco seguirá como o único utilitário compacto a carregar o estepe na tampa do porta-malas. a cabine, onde sempre foi criticado pelo acabamento espartano, o EcoSport também terá evoluções.

Sob o capô, o novo EcoSport terá o 1.0 turbo de 125 cv e 17,3 kgfm de torque, já presente no New Fiesta, e o 2.0 de injeção direta e 178 cv do Focus.

A grande novidade no Tracker será a adoção da atual genética corporativa da marca, já vista por aqui no novo Cruze e na dupla Onix/Prisma.

Na parte dianteira, mudam capô, grade, para-choque e faróis – neles, a versão topo de linha, LTZ, trará um linha de leds sob o projetor. Ela exibe o bocão preenchido por cinco filetes e a grade frontal logo acima que abriga o emblema da gravatinha.

Por dentro, algumas alterações deram um ar mais maduro ao SUV. Caso do painel, que perdeu o aspecto de jogo do Super Nintendo conferido pelo velocímetro digital e ganhou um cluster mais sóbrio.

O novo Tracker virá equipado com o motor 1.4 turboflex, que estreou na nova geração do Cruze. Ele rende 150/153 cv (gasolina/etanol) e está associado ao câmbio automático de seis marchas.

Outro que pode ganhar cidadania brasileira, com a fabricação em Porto Real (RJ), pois é feito sobre a plataforma PF1, a mesma do Citroën C3 e dos Peugeot 208 e 2008.

Na Europa, a versão de entrada usa o motor 1.2 PureTech, de três cilindros, já lançado no 208 e C3 em solo brasileiro. Já as demais são empurrados por propulsores turbinados.

Sucesso de vendas lá fora, o C4 Cactus chama a atenção pelo visual. Nas laterais (e nas portas por dentro), as inovadoras ‘escamas’ chamadas de Airbumps. É uma espécie de almofada cheia de ar que visa proteger o veículo de arranhões e impactos leves.

Tem uma proposta jovem, com várias opções de cor e com forte apelo à conexão multimídia.

A versão brasileira será uma versão maior e mais alongada do Captur francês. Lançado na Rússia, adotou por lá a inicial ‘K’, mas que deve retomar o ‘C’ aqui no Brasil.

O modelo será feito na fábrica de São José dos Pinhais, na grande Curitiba, mas antes será uma das estrelas da marca no Salão de São Paulo.

O Captur global utiliza a plataforma do utilitário Duster, e não do Clio (geração 4) como ocorre com a versão francesa, o que significa que é maior no tamanho e espaço interno.

Assim, ele entraria como uma opção mais requintada ao próprio Duster, com a possibilidade de vir até com a configuração para 7 lugares, com a denominação de Grand Captur.

No Brasil, usará o motor 2.0 do Duster, provavelmente com a opção da tração integral.

Tem chances de ser mais um modelo a ser produzido na fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, compartilhada com a Volkswagen, onde já é feito o A3 Sedan e o utilitário Q3.

O SUV utiliza a multiplataforma MQB (a mesma de Golf, Passat, A3 e A4) e já é vendido na Europa com motores 1.0 de três cilindros turbo (TFSI), de 116 cv, usado pelo A1 alemão, o 1.4 turbo TFSI, de 150 cv, do Golf - provavelmente o propulsor a equipá-lo por aqui -, e outras opções a gasolina e diesel com potências até 190 cv.

Com porte semelhante ao do HR-V, irá brigar com as versões mais caras do modelo Honda e também do Jeep Renegade, além do Compass.

A nova geração do Tucson – que lá fora é equivalente a do ix35 no Brasil – será feito em Anápolis (GO) e deverá ser batizado como New Tucson por aqui.

A novidade não aposentará o ix35 e, por ora, nem o Tucson atual , todos feitos na mesma planta. Ele ficará posicionado entre o ix35 e o Santa Fe. Já o Tucson de primeira geração deverá sair de linha no fim do ano que vem.

O New Tucson será equipado com o novo motor 1.6 turbo, de 177 cv e 27 kgfm, com injeção direta e gerenciado pelo câmbio automatizado de sete marchas.Haverá versões com tração dianteira e 4x4.

Maior no comprimento e na largura e mais baixo que o ix35, o utilitário esportivo tem visual que lembra o Santa Fe. Traz grade hexagonal com luzes diurnas em led, faróis afilados, vincos mais profundos nas laterais e lanternas com desenho atualizado.

Brigará com Honda CR-V, Volkswagen Tiguan e Kia Sportage, além da versão topo de linha do Jeep Renegade.

O modelo assume o perfil de utilitário esportivo (antes era um crossover) ao exibir uma linha de cintura mais alta, para-choques largos, saias laterais, rodas maiores, barras de teto, entre outros componentes visuais.

A dianteira foi inspirada no hatch médio 308. A grade se destaca e é emoldurada por linhas cromadas. Os faróis são bem recortados e vem acompanhados de luz diurna em led pontilhada.

Na traseira, as lanternas em led ganharam assinatura tipo ‘garra de leão’ e são ligadas por um acabamento em preto que percorre toda a tampa do porta-malas. Detalhes com peças cromadas estão espalhadas pelo carro.

A revolução na cabine segue o conceito i-Cockpit, que combina detalhes como o volante pequeno e baixo com o quadro de instrumentos elevado.

Virá para o Brasil com o propulsor 1.6 THP, de 165 cv, administrado pelo câmbio automático de seis marchas.

O utilitário esportivo de luxo e com alta tecnologia chegará em versão única e com motor 2.5, de 170 cv, acoplado ao câmbio CVT, com opção de trocas sequenciais em sete marchas simuladas, e tração 4x4.

Terá como concorrentes concorrentes Hyundai Santa Fé, Honda CRV e Toyota RAV 4.

Considerado de porte médio-grande, o Koleos tem porta-malas para levar 600 litros de bagagem e há ainda 35 l de espaço de armazenagem adicional, que inclui um porta-luvas de 11 l e um recipiente de 7 l no console central.

O modelo traz elementos ousados, como o longo capô nervurado e os faróis estreitos de led, cujos contornos são expandidos por uma fileira de luzes de rodagem diurnas na borda inferior.

As lanternas traseiras em led com efeito tridimensional quase que se unem. O visual marcante não abdicou dos cromados por todas as partes. Já as rodas são de 18 polegadas.

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