• Carregando...
Cadillac do modelo Fleetwood  que foi da frota presidencial de JK é um dos três únicos no Brasil. | Larissa Abrão/Gazeta do Povo
Cadillac do modelo Fleetwood que foi da frota presidencial de JK é um dos três únicos no Brasil.| Foto: Larissa Abrão/Gazeta do Povo

Não é todo dia que é possível ter contato com um objeto histórico. O 4.º Encontro Nacional de Cadillac, realizado ontem no Phoenix American Mex, trouxe essa oportunidade com o carro usado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek. O modelo Fleetwood chegou ao Brasil em 1958, junto com outros dois carros idênticos, e fizeram parte da frota presidencial no Palácio do Catete no Rio de Janeiro. Luiz Gil de Leão, administrador de empresas e dono do Cadillac histórico, conta como o carro chegou a sua família.

O Cadillac era usado no dia a dia da comitiva do presidente, enquanto o memorável Rolls-Royce era usado nos desfiles oficiais. Com o incentivo de JK à indústria automobilística brasileira, quando já havia inaugurado Brasília, os três Cadillacs voltaram para o Rio de Janeiro e foram leiloados em 1962. Leão conta que os carros foram comprados e revendidos. Um deles está mantido original em Minas Gerais, o outro está em São Paulo, e o último foi comprado pelo pai de Luiz Gil de Leão, em 1972.

“Carro antigo é história e memória, é um museu ambulante”, afirma o colecionador Luiz Leão.

O carro é mantido pela família Leão, aqui em Curitiba, e foi restaurado em 2006. “Foram oito anos até encontrar as peças e o carro voltar às condições originais”, conta Luiz. O administrador de empresas completa que foram necessárias três viagens até os Estados Unidos até encontrar todas as peças para restaurar o carro. Eventualmente, o Fleetwood, que é um dos únicos três em solo brasileiro, é exposto no Museu do Automóvel de Curitiba, onde Leão é diretor.

O dono do Cadillac não é um colecionador que deixa o carro guardado a sete chaves. Muito pelo contrário, Luiz Gil de Leão conta que dirige o carro pela cidade, afinal “o carro antigo é um automóvel, não auto imóvel”. O administrador que também é colecionador, relata que a maioria das reações enquanto dirige o Cadillac são positivas. “Carro antigo é história e memória, é um museu ambulante”, afirma Leão.

O evento

Os antigomobilistas tiveram a oportunidade de admirar mais de dez Cadillacs de diferentes modelos no evento de Cadillacs ontem. Além do histórico Fleetwood do ex-presidente JK, os modelos Cadillac 1950 em azul e o Biarritz 1959 na cor Persian Sand também chamaram a atenção.

O expositor Carlos Eduardo Machado é apaixonado por Cadillacs desde a infância e realizou o sonho há três anos, quando adquiriu o modelo Carpe DeVille 1978. Machado, como é conhecido, utiliza o carro no cotidiano e até para viajar. “Quem tem carro antigo não para”, afirma o expositor que tem outro carro antigo além do Cadillac.

Fábio Rodrigo da Silva e a esposa Adriana da Silva, acompanham eventos automobilísticos e descobriram o Encontro Nacional de Cadillac pelas redes sociais. “É um espetáculo o que esse pessoal faz conservando carros”, afirma Fábio, que é cego e um apaixonado por auto antigos. “Tocar o carro que fez parte de uma história é muito emocionante. Consigo sentir todos os detalhes”.

O Cadillac 1950, segundo os organizadores, foi do ator Mazzaropi.Larissa Abrão/Gazeta do Povo
O Carpe DeVille 1978 é a compra recente de Machado.Larissa Abrão/Gazeta do Povo
Único na cor Persian Sand no Brasil , o Biarritz 1959 chama atenção na exposição.Larissa Abrão/Gazeta do Povo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]