Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE

legislaçã

De olho nas regras: evite multas ao pegar a estrada levando prancha ou bicicleta

Transporte incorreto desses objetos é considerado infração grave e pode render multa de R$ 195,23, além de cinco pontos da carteira

  • Redação
 | Jaelson LucasDetran/PR
Jaelson LucasDetran/PR
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Fim de semana de verão é, para muita gente, fim de semana de praia. E quem for pegar a estrada levando pranchas de surfe ou bicicletas deve ficar atento às regras para transporte desses objetos para não levar multa

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, infringir essas regras é grave, ou seja, além de perder cinco pontos na Carteira de Habilitação, o motorista terá o carro retido até a regularização da situação e deverá pagar multa de R$ 195,23.

>> Fim da proibição: carros com som ‘pancadão’ podem voltar às ruas

Para evitar a atuação é preciso fixar a carga de forma que a visibilidade do condutor e a estabilidade do veículo não sejam comprometidas. 

As pranchas, por exemplo, devem ser transportadas no teto do carro, presas a racks fixos, e não podem ultrapassar os limites frontais e laterais do veículo.

Já as bicicletas devem ser levadas em bagageiros traseiros ou de teto. Além de não exceder a largura máxima do veículo, elas não podem tampar a placa e as luzes do carro caso sejam colocadas na parte de trás do veículo. 

>> Multas de trânsito agora podem ser parceladas no cartão

Elas podem ainda ser presas em pé ao trilho do teto do automóvel. Nesse caso, a altura da bicicleta não pode ultrapassar a largura do veículo e o motorista deve ficar atento ao passar por túneis ou entrar em locais com altura limitada.

É importante lembrar também que os objetos transportados não devem provocar ruídos ou interferir na capacidade de tração do veículo.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Automóveis

PUBLICIDADE