• Carregando...
 | /
| Foto: /

Atire a primeira pedra quem nunca teve um instante de curiosidade para olhar o que estava acontecendo ao se deparar com um acidente de trânsito!

Não tem jeito, toda aquela movimentação, com carros de bombeiros e de atendimento às vítimas, atraem à atenção de quem passa pelo local.

Que tal acompanhar tudo isso de perto, sem atrapalhar o fluxo de veículos, e ainda por cima assegurar-se do papel imprescindível prestado pelos profissionais que atuam em resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar?

Se a curiosidade voltou a mexer contigo, então vá ao Parque Barigui, em Curitiba, a partir desta quinta-feira (20) até domingo (23). O local receberá o Desafio Mundial de Resgate 2016 (World Rescue Challenge), considerando o maior campeonato de resgate e salvamento em ambiente simulado do planeta e que pela primeira vez acontece em um país da América Latina.

Serão 500 profissionais de mais de 16 países, que participarão de provas de atendimento que se assemelham a situações reais. O objetivo é salvar a vítima de forma segura e no menor tempo possível em um cenário de acidentes especialmente preparado para os times.

Os números da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) revelam que 50% das mortes em acidentes acontecem nos primeiros segundos ou minutos. Já 30% morrem nos primeiros minutos ou horas. “Nestes casos, a rapidez do resgate e do atendimento pré-hospitalar é que faz a diferença”, ressalta o médico Edison Teixeira, presidente da entidade.

Segundo o especialista, a competição reforça a importância dos profissionais na redução da mortalidade dos acidentes e conscientiza a população sobre as atitudes corretas no trânsito.

A programação prevê ainda (no sábado, 22) ações com a participação do público, com dicas sobre salvamento e resgate e explicações sobre o que as pessoas devem fazer e evitar em situações de acidentes.

As ações de prevenção visam alertar a população sobre a importância dos serviços de resgate na redução da mortalidade no trânsito. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

Brasil é 5.º país no mundo em mortes no trânsito

Dados do Ministério da Saúde apontam que 45 mil pessoas perdem a vida em ruas, avenidas ou estradas a cada ano.

O país figura em quinto lugar entre os recordistas em mortes no trânsito. Neste cenário, profissionais que atuam em resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar assumem um papel de destaque

O Desafio Mundial de Resgate acontece anualmente e envolve cerca de 1 mil pessoas e mais de 120 automóveis destruídos, além de efeitos especiais de caracterização para as ‘vítimas’.

Organizado pela ABRES, tem a parceria da prefeitura municipal, governo do estado e apoio do Ministério da Saúde. O Desafio seguirá as diretrizes da Organização Mundial de Resgate (WRO).

Contará com a participação de equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, serviços privados de atendimento pré-hospitalar (APH), concessionárias de rodovias, entre outros.

Programação

Quinta a sábado (20 a 22)

7h às 18h

Desafios de Salvamento

Desafios de Trauma

Quinta e sexta (20 e 21)

9h às 18h Palestras e wokshops (equipes participantes)

Sábado (22)

9h às 18h Dia da Prevenção – Ações de Segurança no Trânsito
Às 10h e às 14h30 Palestra sobre segurança no trânsito

Domingo (23)

7h às 15h

Desafios de Salvamento

Desafios de Trauma

Mais informações: www.wrcbrasil2016.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]