• Carregando...
 | Luis Nova/Esp. CB/D.A PressDivulgação
| Foto: Luis Nova/Esp. CB/D.A PressDivulgação

A fiscalização (e autuação) no trânsito agora será feita também do alto. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já começou a monitorar as principais vias urbanas de Brasília utilizando drones

O objetivo principal é fiscalizar motoristas que usam o celular enquanto dirigem. Porém, os controladores dos aparelhos também vão analisar outras possíveis infrações como estacionamento irregular e desrespeito pelo pedestre na faixa.

>>Fim da proibição: carros com som ‘pancadão’ podem voltar às ruas

Ainda não informações se a novidade será estendida a outras localidades do país, o que deve acontecer caso o resultado seja positivo. 

Campo Grande (MS) já adotou o aparelho no início de 2017 com a finalidade de observar as vias, medir o tamanho de congestionamentos e acompanhar locais com trânsito lento na cidade.

Aliás, em Brasília as informações obtidas por meio dos drones também serão usadas para elaborar pesquisas de pontos críticos na cidade, na tentativa de gerar futuras operações de soluções de tráfego. 

O Detran-DF conta com dois drones doados pela Polícia Federal, mas que em um primeiro momento não são capazes de multar os condutores. No entanto, agentes estarão monitorando e poderão aplicar penalidades.

Os equipamentos serão utilizados ainda em locais próximos de grandes eventos, quando geralmente há a necessidade de controle de tráfego. 

fiscalização acontecerá diariamente, coordenada pelas equipes da Unidade de Operação Aérea (UOPA), que foram treinadas e que possuem certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar os aparelhos.

Vale lembrar que dirigir usando o celular é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e a inclusão de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o condutor flagrado atendendo, falando ao celular ou digitando a mensagens ao volante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]