• Carregando...
A dianteira traz as tradicionais aberturas abaixo da logo, mas não refrigera nada, já que o motor fica na parte de trás. | Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
A dianteira traz as tradicionais aberturas abaixo da logo, mas não refrigera nada, já que o motor fica na parte de trás.| Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

Se você integra o grupo de quem pouco se importa com o aumento da passagem de ônibus e está mais preocupado em comprar um carro acima de R$ 200 mil para aumentar as suas opções na garagem, vale a pena antes fazer um test drive no BMW i3. Tenho certeza que ele dará uma coceirinha não só no bolso, mas também no pé direito.

A entrega dos 25,49 kgfm de torque (mais do que o 316i, que tem 22,43 kgfm) logo que entra em movimento contagia até mesmo o condutor que não tem o hábito de afundar o pedal do acelerador. É uma patada que gruda os ocupantes no banco e transmite a sensação de prazer ao dirigir.

Esse é apenas um dos atributos do compacto. De reduzido, aliás, ele só tem o espaço no porta-malas (260 l) e o acesso ao assento de trás, facilitado pela abertura invertida das portas traseiras (tipo suicida) e ausência da coluna B.

O interior acomoda bem quatro adultos. Por fora, o porte remete ao de um hatch médio – é mais alto que o Peugeot 308 e apenas 2 cm menos largo que o VW Golf.

Como todo elétrico, o silêncio é outra virtude. Ao acionar a partida pelo botão Start/Stop (a chave pode ficar no bolso ou em um dos porta-objetos do console), só é possível perceber que o propulsor entrou em operação por um aviso no painel de instrumentos, que é todo digital e em português.

Visual

O visual do i3 é diferenciado e remete ao de um carro-conceito. A dianteira traz os tradicionais ‘pulmões’ logo abaixo do logo, mas que não tem a função de refrigerar, já que o motor fica na parte traseira. É só para manter a linguagem visual da marca.

Sob o capô, ficam outros componentes mecânicos e eletrônicos, todos ocultos por capas plásticas. O único reservatório visível é o de água para o borrifador do vidro dianteiro. Também ali fica um grande guarda-volumes, onde é alocado o cabo para a recarga de energia.

Por dentro, o layout do painel mescla modernidade e minimalismo, com quadro de instrumentos e tela da central multimídia lembrando tablets.

À medida que o acelerador é pressionado, um quase imperceptível zunido se ouve sinalizando que a bateria de íon-lítio está gerando energia para tracionar as rodas traseiras, como manda a tradição BMW.

O motor elétrico fica na parte de trás, abaixo do assoalho do porta-malas. Com os vidros fechados, o único barulho que invade a cabine é o do atrito dos pneus com o solo e do ar com a carroceria.

O modelo vem com um sistema multimídia que oferece desde navegação por GPS a um conjunto de som Harman-Kardon, que propicia uma experiência sonora agradável aos ouvidos. Tudo controlado via uma enorme tela sensível ao toque, que mais parece um tablet, posicionada no alto do console.

Se preferir, a central de entretenimento pode ser manuseada por um botão giratório, que funciona como mouse e fica no local onde normalmente está o câmbio, entre o motorista e o carona.

No caso do i3, a transmissão automática foi parar no volante, do lado direito, na forma de um diminuto controle que faz a seleção das marchas. O freio de estacionamento, é claro, também tem acionamento elétrico.

Condução

Por ser um veículo extremamente ágil, é difícil resistir à tentação de acelerar. O problema é se empolgar com isso e gastar a carga da bateria de forma rápida.

Por isso, o modelo dispõe de três modos de condução para amenizar o impulso do condutor. O modo Comfort é o ‘normal’. O Eco Pro deixa o acelerador menos sensível e economiza energia no ar-condicionado e outros itens. Neste modo, são mais 20 km de autonomia. Já no Eco Pro Plus as luzes diurnas são desligadas e a velocidade é limitada a 90 km/h, permitindo rodar outros 20 km.

Desempenho

Os dias de avaliação do carro pelas ruas de Curitiba foram de pura diversão. O modelo é um convite a explorar toda a esportividade típica de um BMW, com o torque generoso liberado já nas primeiras rotações, aliado aos 172 cv de potência. A carroceria em alumínio e a presença no interior de peças em fibra de carbono, plástico e até revestimentos com garrafas pet recicladas – tudo em nome da sustentabilidade – deixam o i3 mais leve e arisco.

Na cidade, essa combinação resulta em saídas de semáforo no melhor estilo Velozes e Furiosos. O zero a 100 km/h é feito em apenas 7,9 segundos. Na rodovia, as curvas praticamente se transformam em retas, uma vez que o centro de gravidade baixo (devido à bateria de 181 kg alojada no assoalho) faz o modelo grudar no chão. Os controles de estabilidade e de tração se encarregam de deixar a situação sob o controle do motorista. A velocidade máxima é de 150 km/h.

O i8 é superesportivo dos sonhos

Leia a matéria completa

Para ‘frear’ o veículo, basta aliviar o pé no pedal direito que um sistema ativo faz o trabalho de reduzir fortemente a velocidade – isso vale também para aclives e declives.

Até a luz traseira de freio se acende sem que você pise no pedal de freio, que está lá para as freadas mais bruscas. Tirar o pé também significa gerar energia para alimentar a bateria.

Os carros elétricos em geral são para uso urbano, principalmente pela baixa autonomia comum neste tipo de veículo.

O i3 alcança de 130 km a 160 km, dependendo do pé do motorista, mas pode chegar a 300 km com ajuda do motor auxiliar a combustão, que não gera tração, apenas alimenta a bateria para rodar mais 100 km. O extensor de autonomia, como é chamado o sistema, entra em operação quando a bateria ficar com apenas 20% da capacidade. É possível acioná-lo mais cedo, se preferir.

Preços

O BMW i3 é vendido com duas opções de versões de acabamento, a Rex Entry sai por R$ 169.950, e a Rex Full, R$ 179.950 – preços praticados pela concessionária Euro Import, na capital, que tem os modelos a pronta entrega.

As diferenças entre as versões ficam por conta do acabamento interior, câmera de ré, rodas aro 20, controle de cruzeiro adaptativo (convencional na versão de entrada) e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sendo apenas dianteiro na opção mais em conta.

LEIA MAIS: Isenção a elétricos faz preço do BMW i3 cair até R$ 60 mil

Apenas a versão mais cara conta com a opção de pintura Laranja Solaris com detalhes em cinza, enquanto nas demais cores os detalhes são em azul BMW i-Blue.

  • Carro é vendido em duas versões: a Rex Entry, por R$ 169.950, e a Rex Full, por R$ 179.950.
  • O i3 não possui a coluna B e tem a abertura das portas invertida.
  • Motor elétrico entrega 25,49 kgfm de torque, mais do que o 316i, que tem 22,43 kgfm.
  • Troca das marchas ocorre por meio de uma alavanca à direita da coluna de direção.
  • Dados como a autonomia do carro e o acionamento remoto do ar-condicionado pode ser feito por meio de um aplicativo para celular.
  • Tela da central multimídia pode ser acionada por meio do toque ou por um botão que fica no console central.
  • Como o motor fica localizado na parte de trás, o capô dá acesso a um compartimento para guardar o carregador e outros itens do veículo.
  • Recarga pode ser feita na tomada ou por meio de estações vendidas aos clientes, que estão presentes em pontos da cidade como a concessionária Euro Import (foto).
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]