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Equipe Pato a Jato, de Pato Branco, que representou a UTFPR em Detroit. O protótipo Popygua , desenvolvido pelo grupo, ficou em segundo lugar no Shell Eco-marathon Americas, categoria ‘Combustível Alternativo’. | Rick Osentoski/AP/Divulgação Shell
Equipe Pato a Jato, de Pato Branco, que representou a UTFPR em Detroit. O protótipo Popygua , desenvolvido pelo grupo, ficou em segundo lugar no Shell Eco-marathon Americas, categoria ‘Combustível Alternativo’.| Foto: Rick Osentoski/AP/Divulgação Shell

Os alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conquistaram no último domingo (12) a segunda colocação na categoria ‘Combustível Alternativo’ da Shell Eco-marathon Americas, em Detroit (EUA). O evento reuniu em quatro dias mais de 1 mil estudantes de cinco países do continente americano (Brasil, Canadá, Guatemala, México e Estados Unidos), que testaram o potencial energético de seus protótipos em seis categorias: Bateria, Gasolina, Combustíveis Alternativos, Diesel, Hidrogênio e CNG.

A equipe paranaense Pato a Jato idealizou o protótipo batizado de Popygua, uma referência à cidade onde está localizado o campus da universidade, em Pato Branco. O modelo alcançou a marca de 316 quilômetros com 1 litro de etanol, cravando o melhor resultado brasileiro nas nove edições da competição. O título nesta categoria pelo segundo ano consecutivo ficou com a Universidade do Colorado (EUA), que fez 358 km/l. Duas universidades do Canadá repetiram a disputa de 2014 no melhor desempenho geral, com a Universidade de Toronto ficando com o prêmio de ultraeficiência energética.

A outra equipe brasileira premiada nesta edição foi a da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. Os estudantes receberam o ‘Prêmio Perseverança’ por terem trabalhado duro para conseguir deixar o carro pronto para a corrida. Um problema na alfândega atrasou em dois dias a chegada à Detroit do protótipo desenvolvido pelo time. Os brasileiros, no entanto, trabalharam por 14 horas seguidas para conseguir passar na inspeção técnica. O resultado da determinação da equipe foi o nono lugar na categoria “Bateria Elétrica”.

A lista de representantes brasileiros incluiu também a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com alunos dos campus de Joinville, e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI-MG). Em 2016, a competição volta às pistas de Detroit, berço da indústria automobilística, e deve reunir novamente centenas de estudantes ávidos por bater recordes de eficiência energética.

  • Equipe Pato a Jato, da UTFPR de Pato Branco, comemora a conquista inédito do Brasil na competição das Américas.
  • O Popygua, em referência à Pato Branco, cidade de origem dos estudantes da UTFPR, conseguiu fazer 316 km com 1 litro de etanol, ficando atrás apenas da Universidade do Colorado, que cravou 355 km/l.
  • O Popygua, em referência à Pato Branco, cidade de origem dos estudantes da UTFPR, conseguiu fazer 316 km com 1 litro de etanol, ficando atrás apenas da Universidade do Colorado, que cravou 355 km/l.
  • O Popygua, em referência à Pato Branco, cidade de origem dos estudantes da UTFPR, conseguiu fazer 316 km com 1 litro de etanol, ficando atrás apenas da Universidade do Colorado, que cravou 355 km/l.
  • O Popygua, em referência à Pato Branco, cidade de origem dos estudantes da UTFPR, conseguiu fazer 316 km com 1 litro de etanol, ficando atrás apenas da Universidade do Colorado, que cravou 355 km/l.
  • Projeto desenvolvido pela Universidade do Colorado, que faturou o segundo título consecutivo na categoria Combustível Alternativo.
  • Projeto desenvolvido pela Universidade do Colorado, que faturou o segundo título consecutivo na categoria Combustível Alternativo.
  • A Universidade Mackenzie, de São Paulo, teve problemas de liberação do seu veículo na alfândega, o que atrasou em dois dias a chegada à Detroit.
  • A Universidade Mackenzie, de São Paulo, teve problemas de liberação do seu veículo na alfândega, o que atrasou em dois dias a chegada à Detroit.
  • O protótipo da UNIFEI, de Itajubá (MG).
  • O veículo da UFSC (SC), representada por alunos de Joinville.
  • A Universidade de Toronto foi a grande campeã do evento. O veículo faturou o prêmio de ultraeficiência energética
  • O protótipo da equipe da Wawasee High School, dos EUA, corta a rua de Detroit com o trem de superfície People Mover e o prédio da General Motors (ao fundo) como cenário.
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