• Carregando...
 | Valdemir da Luz/ Agência Estadual de Notícias
| Foto: Valdemir da Luz/ Agência Estadual de Notícias

Esquecer a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em casa é uma prática muito comum na correria do dia a dia. E pode ser justamente nesta hora que surge uma blitz pela frente. 

Se for flagrado sem o documento pelo agente policial, a infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 880,41, inclusão de 7 pontos na carteira e retenção do veículo até a apresentação do mesmo.

Em breve, esse risco poderá deixar de existir. A Comissão de Constituição e Justiça e da Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que impede as penalidades previstas atualmente se o motorista não estiver portando a CNH

LEIA MAIS: Multa de trânsito dedura conversa com garotas de programa; veja as mais bizarras

A proposta segue para a aprovação do Senado, mas antes ainda cabe recurso da Câmara para a análise do Plenário.

Caso a nova regra entre em vigor, ela só será válida se a autoridade de trânsito puder consultar as informações do condutor e do veículo por meio de um banco de dados oficial no momento da abordagem.

Além disso, para ser beneficiado pela medida é necessário que o condutor mostre algum documento de identificação oficial, como RG.

LEIA MAIS: Dez infrações de trânsito que fazem você perder a carteira de motorista

Quando não for possível efetuar a consulta online das informações pelo agente de trânsito, o condutor poderá cancelar o auto de infração em até 30 dias desde que apresente o documento ao órgão de trânsito responsável pela autuação. Com isso, não terá pontos computados em sua carteira.

LEIA MAIS: Multas ficam mais pesadas; vejam os valores

LEIA MAIS: De olho nas fraudes, carteira de habilitação agora virá com QR code

O projeto de lei 8022/14 é de autoria da ex-deputada Sandra Rosado e da deputada Keiko Ota (PSB-SP) e altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Extintores de volta

Felipe Rosa/ Gazeta do Povo

Outra medida ligada ao universo automotivo está tramitando na Câmara dos Deputados. A que retoma novamente a obrigatoriedade do uso de extintores de incêndio nos veículos vendidos no Brasil. 

O projeto de lei 3404/15, do deputado Moses Rodrigues (PPS/CE), foi aprovado na Câmara de Viação e Transportes e agora passará pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir para a aprovação do Plenário.

LEIA MAIS: Você está por dentro das mudanças nas multas de trânsito? Faça o teste

Em 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) retirou a exigência do extintor em veículos de passeio e comerciais leves, restringindo apenas a caminhões, caminhões-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

LEIA MAIS: CNH ganha novo visual para combater falsificação; veja o que muda

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]